Secretário Alceu Moretti vai coordenar a comissião intergestora da 17ª Regional de Saúde

Foto: Arquivo/ OCP

Por: Áurea Arendartchuk

01/10/2021 - 06:10 - Atualizada em: 01/10/2021 - 07:50

 

O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Gilmar Moretti foi escolhido como coordenador da Comissão Intergestora Regional (CIR) da recém-criada 17ª Regional de Saúde. A decisão foi tomada esta semana em reunião de integrantes da Comissão do Vale do Itapocu que ocorreu na Prefeitura jaraguaense.

Após a criação da 17ª Regional de Saúde, secretários de saúde dos municípios que compõem a microrregião vêm se reunindo para a reestruturação das políticas públicas e busca das necessidades da saúde regional. No encontro desta semana foi definido também os demais integrantes da nova diretoria da Comissão Intergestora Regional.

“A partir de agora, precisamos discutir as necessidades e os interesses da nossa região”, disse Moretti, citando como grandes temas. os credenciamentos de especialidades como cardiologia e psiquiatria, que hoje ainda são considerados gargalos para a saúde regional.

Moretti afirmou ainda que a criação da 17ª Regional de Saúde, que dividiu a macrorregião Nordeste, veio justamente com o objetivo de melhorar a organização e dar mais autonomia para os municípios da Amvali na tomada de decisões.

Ciclistas

A vereadora Nina Santin Camello (Progressistas) apresentou indicação, esta semana na Câmara de Jaraguá sugerindo que a Prefeitura implante estações de apoio a ciclistas em vários locais da cidade. As estações contariam com bombas de ar e ferramentas para reparos rápidos nas bicicletas. Elas seriam instaladas em pontos estratégicos no município, como a Estrada Geral Ribeirão Grande Do Norte, a Estrada Geral Ribeirão Manso, o Parque Linear Via Verde, o Parque da Inovação, a Chiesetta Alpina, a Rua Eurico Duwe, entre outros. Nina ressalta que a ideia já existe em outros municípios, como Rodeio e Presidente Getúlio, provando que a ideia é viável.

Parcerias

O vereador Jonathan Reinke (Podemos) também sugeriu que a Prefeitura faça parcerias com comerciantes locais para que essas estações de apoio ao ciclista sejam cuidadas e guardadas por eles. A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise.

Novos computadores

A Prefeitura de Schroeder adquiriu 106 novos computadores para creches e escolas municipais. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o investimento é essencial para o bom andamento das unidades, já que as novas máquinas substituem as que já apresentavam problemas, o que acabava comprometendo o trabalho. A instalação dos computadores é feita conforme a demanda.

Reforma escola

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) articula junto ao governo do Estado o repasse de R$ 500 mil para a Prefeitura de Jaraguá do Sul investir na reforma e ampliação da escola municipal Padre Alberto Jacobs, no bairro Tifa dos Monos. A autorização para licitação também já foi publicada do Diário Oficial (Portaria 384) e o recurso será repassado em parcela única em novembro.

Inteligência artificial

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira projeto que estabelece fundamentos e princípios para o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial no Brasil, listando diretrizes para o fomento e a atuação do poder público no tema. A matéria será enviada ao Senado. O texto define como sistemas de inteligência artificial as representações tecnológicas oriundas do campo da informática e da ciência da computação. Caberá privativamente à União legislar e editar normas sobre a matéria.