Regime Especial já ajudou a empregar mulheres vítimas de violência em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

06/07/2021 - 06:07

 

O Projeto de Lei, de autoria da vereadora Nina Santin Camello (PP), que criou o Regime Especial de Contratação de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, que destina 10% das entrevistas de emprego disponibilizadas pelo Sine de Jaraguá para mulheres que estão em relacionamentos abusivos já deu resultado em menos de dois meses de vigência.

Segundo informações do Sine e do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), duas mulheres vítimas de violência já conseguiram ser empregadas por meio do programa. O objetivo é dar autonomia financeira a elas e possibilitar o rompimento do vínculo com o agressor, que em grande parte dos casos exerce dependência econômica sobre as vítimas.

Para Nina, essas mulheres não vão mais virar apenas uma estatística perversa. Ela afirma que a procura pelo cadastramento no Regime Especial está tendo adesão, mas advertiu que ainda é preciso muito mais empenho para um melhor resultado dessas políticas públicas.

Por elas

As vereadoras Nina e Sirley Schappo (Novo) estiveram em reunião com assistentes sociais do município para debater o projeto Por Elas, uma iniciativa da Polícia Civil e do Senac, que pretende qualificar as mulheres vítimas de violência por meio de cursos gratuitos oferecidos pela instituição de ensino, possibilitando ainda mais a autonomia financeira delas.

O projeto vai capacitar ainda, através dos agentes da polícia civil, alunos, professores e comunidade escolar do Senac para identificar os episódios de violência contra a mulher e orientar a todos sobre o enfrentamento a este tipo de situação. O projeto também está sendo apresentado aos demais municípios da região do Vale do Itapocu.

 

Lunelli faz roteiro pelo interior de SC

Licenciado sem remuneração da Prefeitura de Jaraguá desde a última quinta-feira (1º), Antídio Lunelli participou neste fim de semana de nova rodada de encontros do MDB de sc pelo interior do Estado. Desta vez, a caravana passou desde quinta-feira por Bom Retiro, Lages, Curitibanos, Capinzal, Fraiburgo e Calmon.

Defensor das prévias, agora adiadas sem data definida, o prefeito de Jaraguá do Sul voltou a falar da sua história, de colono, colaborador, empresário e administrador público, e foi enfático ao dizer que ou o MDB tem coragem para renovar e apresentar uma proposta diferente aos eleitores ou está fadado a mais uma derrota nas urnas, como em 2018 quando a sigla não chegou nem ao menos ao segundo turno. Naquele ano, Mauro Mariani foi o candidato do MDB, que poderia ter dado espaço ao então prefeito de Joinville, Udo Döhler.

Lunelli segue em roteiro pelo Estado nesta semana. De segunda-feira (5) até domingo passará pelo Oeste em municípios como Xanxerê e Chapecó, onde conversará com empresários, agricultores e lideranças políticas, entre elas, o prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD).

Foto: Divulgação

Áreas de Lazer

A Câmara de Jaraguá autorizou na semana passada o investimento, pela Prefeitura, de R$ 1,2 milhão em mais três espaços de convivência, esporte e lazer no município. Os locais ficam nos bairros Vieira (no encontro da Rua Arthur Eggert Alvim Muller com a Manoel Francisco da Costa), Vila Baependi (na Rua Willy Bartel, próximo à Rodoviária) e Santa Luzia (Rua Neura Maria Prestini). O projeto foi aprovado por unanimidade.

Novos modelos

Segundo a secretária Natália Lúcia Petry, o planejamento da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer é de construir dez áreas como essas aprovadas. Uma delas, que fica no loteamento Hanemann, na Barra do Rio Cerro, já foi finalizada. A secretária comenta que este é um novo modelo de espaços de lazer em que a Administração Municipal está apostando, com grandes parques espalhados pela cidade – como o Via Verde, Parque da Arena, Parque da Inovação – e pequenas áreas de convivência em comunidades mais afastadas do Centro.

Caminhão

Atendendo solicitação da vereadora Bernadete Hillbrecht (PSD), o deputado federal Darci de Matos destinou a Corupá nova emenda parlamentar para aquisição de um caminhão basculante. O recurso já está à disposição da Prefeitura de Corupá. Em abril, também por solicitação da vereadora Bernadete e do Lions Clube de Corupá, Darci de Matos entregou recursos para compra de uma ambulância.