Reforma tributária deve ser votada em partes

Foto Imagem Ilustrativa

Por: Áurea Arendartchuk

27/04/2021 - 06:04

Na avaliação do presidente presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), é necessário simplificar o sistema de tributação no País, torná-lo mais justo e garantir mais segurança jurídica para o investidor.

Ele comenta que é importante dialogar com o governo para buscar pontos de consenso na aprovação da reforma tributáira e que pretende conduzir pessoalmente o tema na Câmara.

Lira acredita que a reforma tributária poderá ser votada em partes, para facilitar sua tramitação e aprovação no Congresso. Semana passada o presidente da Câmara tinha anunciado que o relatório do texto será apresentado na segunda-feira (3).

“Vamos tentar buscar o que o governo prioriza e quais sãos o pontos convergentes para começar a discutir a reforma tributária por partes. Comer um boi inteiro, a gente não consegue, mas podemos adiantar uma reforma com mais simplicidade, menos burocracia, com um ajuste fiscal mais justo e quem ganha mais, pague mais; e quem ganha menos, pague menos, com um sistema mais justo e com mais segurança jurídico e é isso que tem faltado ao Brasil”, afirmou Lira.

Reforma administrativa

O presidente da Câmara afirmou ontem em entrevista à Jovem Pan que as reformas tributária e administrativa podem ser aprovadas ainda neste ano. Ele voltou a defender as reformas estruturantes para a retomada do crescimento do País e avaliou que a reforma administrativa pode tramitar mais rápido do que a tributária.

A proposta deve ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em 15 dias e seguirá para uma comissão especial para análise do mérito.

 

Tratamento de esgoto em Jaraguá

O prefeito de Jaraguá Antídio Lunelli (MDB), visitou recentemente a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Água Verde, na BR-280, que passa por obras de ampliação. Ele foi acompanhado pelo diretor presidente da autarquia Ademir Izidoro e o diretor técnico Deverson Simioni. A ETE Água Verde vai aumentar a capacidade de tratamento dos atuais de 85 litros/segundo para para 116 litros/segundo, na primeira etapa.

Já na segunda etapa, o projeto prevê o tratamento de 146 litros/segundo, a ser concluída até 2028, com a possibilidade de tratar o esgoto gerado por uma população de até 65 mil habitantes. Lunelli destaca o investimento R$ 16 milhões de recursos próprios do Samae para melhorar ainda mais o tratamento de esgoto em Jaraguá.

Foto: Divulgação

Novo reservatório em Guaramirim

O prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini (PP) e o vice Osvaldo Devigili (DEM) acompanham de perto a tão esperada obra do novo reservatório de água do município.

O novo reservatório que está em construção desde março, no bairro Corticeira, terá capacidade 750 metros cúbicos, três vezes mais que o atual. O valor da obra é de cerca de R$ 792,9 mil e o prazo de execução é de seis meses.

Foto: Divulgação

 

Vítima da Covid

Morreu na manhã de segunda-feira (26), aos 56 anos, o ex-sindicalista, fundador e ex-presidente do PT de Jaraguá do Sul, Riolando Petry. Segundo o diretório do partido em Jaraguá do Sul, Petry morreu em virtude das complicações da Covid-19.

Em notas nas redes sociais, o PT e o PDT de Jaraguá manifestaram sua solidariedade aos familiares e amigos. Petry também foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário de Jaraguá do Sul e Região (Siticom).