Prévias do PSDB não agradam políticos do partido em Jaraguá do Sul

O vereador Ademar Winter e o Deputado Vicente Caropreso destacam seu descontentamento com eleições internas do partido para definir o candidato à presidência em 2022 | Fotomontagem

Por: Áurea Arendartchuk

26/11/2021 - 06:11 - Atualizada em: 26/11/2021 - 08:25

A realização das prévias para a definição do candidato do partido à presidência da República pelo PSDB, não está agradando muitos de seus filiados e principalmente lideranças políticas tucanas.

Além da tentativa desastrosa de votação, por meio de aplicativo, que acabou não dando certo desde o domingo passado e que agora se testa uma nova alternativa, isso acaba sendo café pequeno perto do racha interno no partido, que em vez de agregar com as prévias, parece separar.

No páreo dessas eleições internas estão o ex-prefeito de Manaus (AM) Arthur Virgílio, o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e o governador de São Paulo João Doria.

Consultado pela Coluna, o deputado estadual Vicente Caropreso, que é um dos grandes e mais respeitados políticos da região de Jaraguá, deixou claro que está avesso às prévias. “Só adiantaram a divisão dentro do partido”, acrescentou.

Para Caropreso, foi dada uma demonstração de democracia com as prévias, mas elas geram mais desunião dentro do partido. “Por isso, deixei claro que não vou me envolver. Já saímos fragilizados na última campanha [2018] e neste sentido penso que a cúpula do partido deve agir para melhorar o clima interno do partido e para que possamos sair fortificados”, destacou.

Outro tucano, Ademar Winter, que já está em seu nono mandato como vereador em Jaraguá, foi curto e objetivo ao falar de seu posicionamento sobre as prévias. Na opinião dele nem Eduardo Leite, nem João Dória seriam os candidatos ideais do partido e declara que não sabe ainda se vai participar das prévias. “Sou Bolsonaro e isso eu não escondo e nenhum desses nomes no partido vai com o atual presidente”, encerrou.

Como está em SC

A presidente estadual do PSDB, deputada federal Geovania de Sá, informou que cada filiado ou mandatário tucano votará conforme sua vontade. Ao ser questionada sobre qual seria o candidato de sua preferência ou da maioria dos filiados do Estado ela comentou: “É uma eleição interna, como presidente não vou influenciar com meu voto. Eleição é escolha de quem melhor o representa. E cada um votará em quem acredita ser o melhor candidato.”

Santa Catarina conta com cerca de 100 mil filiados ao PSDB, já no Brasil chegam a 1,3 milhão, aponta o TSE. Ainda conforme o órgão, o MDB e PT e PSDB são os três partidos com maior número de filiados no País.

Segundo Geovania de Sá, para as prévias em SC, até o meio da semana estavam cadastrados para votar 1.139 filiados e apenas 122 haviam conseguido.
Estão aptos a votar filiados e mandatários e com pouco mais de mil cadastrados demonstra-se o descontentamento dos tucanos catarinenses com as prévias.