A decisão do governador Carlos Moisés (PSL) de liberar a atividade plena das indústrias, anunciada esta semana mereceu o reconhecimento da classe empresarial de Jaraguá do Sul.

O presidente da Acijs Luis Hufenüssler Leigue, elogiou a atitude que, segundo avalia, traz mais tranquilidade ao setor produtivo. O empresário destacou a medida como um gesto do esforço que o governador tem feito no sentido de conciliar dois interesses que na percepção do presidente da Acijs devem convergir neste momento de enfrentamento da Covid-19: o cuidado com a vida, preservando a saúde das pessoas, e a sustentabilidade econômica do estado.

“Desde que as medidas de restrição foram adotadas, as empresas e a comunidade de maneira geral têm participado, seguindo as orientações”, assinala.

No caso de Jaraguá do Sul, as empresas já adotam protocolos de saúde e segurança no trabalho que nesta pandemia tem feito a diferença.

Transporte

A expectativa da classe empresarial, agora, é quanto à novas medidas de liberação em setores essenciais como o transporte público, considerado vital para a plena retomada à normalidade nas cidades e fazendo a roda da economia girar o mais rápido possível.

Flexibilização

Desde as primeiras medidas tomadas pelo governo de SC para o enfrentamento da pandemia, o prefeito Antídio Lunelli (MDB) que também é empresário, tem defendido medidas de isolamento mais inteligentes e flexíveis aliando a proteção da saúde das pessoas e a preservação da economia.

 

Atraso na entrega de 5 mil testes rápidos para o coronavírus preocupa região

As Secretarias municipais de Saúde da região do Vale do Itapocu aguardam a entrega de 5.350 kits de testes rápidos para detecção do Covid-19. A compra foi realizada numa parceria da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) com o Consórcio Inter Saúde Nordeste SC (Cisnordeste) e a previsão de chegada destes testes era na semana passada, mas ainda não foram entregues.

Segundo o presidente da Amvali, prefeito de Corupá João Carlos Gottardi (PSD), a demora na entrega destes testes coloca os municípios numa situação de desamparo e de preocupação frequente. “Secretarias de Saúde do país inteiro estão com dificuldade em comprar os testes rápidos e demais equipamentos. Há uma procura alta.

As fornecedoras estão aumentando os preços e não cumprindo prazos estabelecidos para as entregas”, reclama Gottardi. Enquanto isso, as secretarias precisam usar os testes que estão disponíveis, mas que acabam não sendo sufientes para testar mais pessoas.

Laboratórios

Uma reunião do colegiado do Cisnordeste esta semana foi proposto que ao invés das secretarias receberem outras remessas de testes rápidos, que fossem credenciados laboratórios que fazem o teste e assim agilizar a demanda por estes exames.

Prioridade

Conforme abordamos ontem na Coluna, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá adquiriu 2 mil kits também dentro do convênio Cisnordeste e que fazem parte do total de 5 mil testes para a região.

Segundo o secretário de Saúde Alceu Moretti, assim que os testes forem entregues será elaborado um fluxograma para organizar como será feita esta testagem e para qual público. A prioridade são os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Jaraguá também aguarda remessa de testes do Estado, mas ainda sem prazo e nem quantidade definida.

CURTAS

Licenças para fabricação

O senador Dário Berger (MDB) confirmou que nos próximos dias deve ter boas notícias com relação a liberação definitiva pela Anvisa das licenças para que duas empresas catarinenses possam produzir e comercializar respiradores mecânicos com preço muito inferior aos importados. No caso da empresa Bold, de Jaraguá do Sul, recentemente teve os testes clínicos do equipamento aprovados, restando apenas a aprovação técnica da Agência.

Já a empresa Autom, de Santa Cecília, que já teve “sinal verde” e está na fase final de apresentação de documentos. O senador catarinense está à frente dessa articulação para viabilizar as licenças

Recursos para Hospitais

Os vereadores jaraguaenses aprovaram em votação única ontem, durante sessão extraordinária virtual, projetos que destinam recursos para os hospitais São José e Jaraguá. Um projeto autoriza que Executivo, por meio do Fundo Municipal de Saúde, celebre Convênio com o Hospital e Maternidade Jaraguá, no valor de R$ 851,4 mil que será repassado em uma única parcela, no exercício de 2020. Os recursos serão usados para custear a aquisição de equipamentos hospitalares e execução de reformas para o atendimento de pacientes com Covid-19, na unidade hospitalar.

Prevenção

O segundo projeto autoriza a Prefeitura também por meio do Fundo Municipal de Saúde, a realizar convênio com o Hospitalar São José no valor de R$ 1 milhão, que será repassado em uma única parcela para este ano. Os recursos também serão utilizados para auxiliar na manutenção e custeio da nova instalação de UTI destinada ao atendimento de pacientes com coronavírus e instalação de respiradores para tratamento intensivo.

Novo ministro

André Mendonça é o novo ministro da Justiça de Segurança Pública nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O nome de Mendonça foi publicado no Diário Oficial da União de ontem. Ele assume o lugar de Sérgio Moro que pediu demissão na sexta-feira (24). Mendonça ocupava a chefia da Advocacia Geral da União (AGU). O pedido de demissão de Moro foi motivado pelo afastamento do diretor geral da Polícia Federal Maurício Valeixo a pedido do presidente.

Próximo

Também no Diário Oficial de ontem foi publicada a nomeação do delegado Alexandre Ramagem, como diretor geral da Polícia Federal, em substituição a Maurício Valeixo. Ramagem atuava como diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O novo diretor-geral da PF é delegado desde 2005 e já chefiou a equipe de segurança de Bolsonaro durante a campanha eleitoral para presidência em 2018. Ramagem também é próximo da família do presidente e tem a confiança dele.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul