O prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli (MDB) assinou na semana passada o Decreto que aprova o Código de Ética e Conduta dos Agentes Públicos do Poder Executivo, Autarquias, Fundações Públicas e Sociedades de Economia Mista do Município. O documento foi publicado no Diário Oficial dos Municípios na segunda-feira (30).

Entre as disposições do código, estão a definição de agente público como quem exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ainda que terceirizada ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego, função ou estágio nos órgãos ou entidades da Administração Pública Direta ou Indireta. Ou seja, toda pessoa que presta um serviço público, sendo funcionário público ou não.

Um dos capítulos do Código também fala que o agente público deve prestar seus serviços baseado nas seguintes condutas de: evitar interrupções por razões alheias ao atendimento; manter clareza de posições e decoro, com vistas a motivar respeito e confiança; agir com profissionalismo em situações de conflito, procurando manter o controle; e orientar e encaminhar corretamente, quando o atendimento precisar ser realizado em outro órgão ou entidade.

O secretário de Transparência e Integridade Pública Leonel Pradi Floriani, que vai auxiliar na promoção do Código de Ética entre os servidores municipais, explica que o documento é importante para nortear a conduta de todos os agentes públicos de Jaraguá e também para deixar mais transparente todas as ações da administração municipal.

 

Civismo

Massaranduba já está no clima das comemorações cívicas da Independência do Brasil. Ontem foi aberta no município, a semana da Pátria. O evento reuniu servidores municipais, alunos, o prefeito Armindo Sesar Tassi (MDB) e demais autoridades e foi realizado na Praça Irineu Manke, em frente à Prefeitura.

Foto: Divulgação

 

Comcidade

Tomaram posse, esta semana, os integrantes do Conselho Municipal da Cidade (Comcidade) de Jaraguá do Sul para o mandato que segue até 2023. São 24 representantes titulares, além dos respectivos suplentes (de forma paritária), sendo oito indicados pelo poder público, oito pelos movimentos sociais e oito pela sociedade civil organizada.

Discussões relevantes que envolvem o urbanismo do município passam pelo Comcidade, o qual terá nesse mandato como presidente, o diretor de urbanismo da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Ronis Bosse. O secretário da pasta Eduardo Bertoldi, também acompanhou a reunião e destacou que os encaminhamentos feitos pelo Comcidade se refletem em organização e no futuro do município.

Comdagro

Os novos integrantes do do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdagro) para a gestão 2021-2023 também foram empossados esta semana em solenidade realizada no Parque Municipal de Eventos. O evento contou com a presença do vice-prefeito de Jaraguá do Sul Jair Franzner, e do secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Marcos Voltolini.

Junta militar

O prefeito de Schroeder Felipe Voigt (MDB), assumiu na quarta-feira (1), em solenidade realizada no Gabinete, a presidência da Junta de Serviço Militar Municipal. Estiveram presentes representantes do 23º Batalhão de Infantaria e do serviço de alistamento militar na cidade. Como é praxe que o prefeito assuma a presidência da Junta Militar, esta é a terceira vez de Felipe à frente da entidade. Em anos anteriores, o ato contou com a presença dos jovens alistados, mas neste ano foi restrito por causa da pandemia.

Proteção

Atendendo requerimento das vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo), estará presente na sessão desta quinta-feira (2) da Câmara de Vereadores de Jaraguá, o comandante do 14º Batalhão da PM, o tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, que irá falar sobre o Programa Institucional Rede Catarina de Proteção à Mulher da Polícia Militar no município. Também estarão presentes o 1º tenente Lucas Ferreira Bélico, a 3º sargento Monalisa Maurissens, o 3º sargento Clodoaldo Gonçalves Padilha e a soldado Bruna da Silva. A sessão inicia às 9h30.