Os prefeitos de Jaraguá, Antídio Lunelli e de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, ambos do MDB, participaram esta semana de reunião com o superintendente do Dnit, Ronaldo Carioni Barbosa, em Florianópolis. O vice-prefeito de Corupá Claudio Finta, também esteve presente na reunião.

Entre os assuntos discutidos, esteve as obras estruturais na BR-280, no trecho que liga Jaraguá do Sul a Corupá. Os prefeitos querem a implantação de acostamento e a construção de um trevo de acesso ao condomínio industrial em Corupá, instalado às margens da rodovia. “Sabemos que com a duplicação da BR, criará um gargalho no trânsito em direção ao nosso município. Por isso, com o apoio do prefeito Antídio, tratamos destas obras importantes que garantirão um fluxo melhor do trânsito e, principalmente, mais segurança aos usuários da rodovia”, disse Tamanini.

Ficou acordado com a direção do Dnit, que o projeto executivo das obras deve estar pronto até março do ano que vem, quando se espera que seja lançado o processo de licitação para a realização dos serviços.

Segundo o prefeito de Corupá, esse projeto será possível, graças a ajuda do deputado federal Carlos Chiodini (MDB), que é presidente da Comissão de Infraestrutura na Câmara e que incluiu no orçamento da União de 2022, a dotação orçamentária para efetuar estas melhorias.

Vereador é agredido no Plenário da Câmara após sessão em Guaramirim

A Câmara de Vereadores de Guaramirim se manifestou em relação ao caso registrado após a sessão de terça-feira (7), quando um dos vereadores foi agredido no Plenário por um cidadão que invadiu o espaço e teve o vídeo divulgado nas redes sociais.

Em nota de repúdio, divulgada ontem, o Legislativo guaramirense destacou que: “por meio de seu presidente Osvaldo Barbosa, manifesta profundo repúdio à situação presenciada no final da sessão ordinária realizada no dia 7.

Conforme se extrai do vídeo amplamente divulgado nas mídias sociais, um dos cidadãos presentes à sessão legislativa invadiu o recinto do plenário reservado aos vereadores e agrediu fisicamente o vereador Nilson Bylaardt (MDB), o qual estava no exercício de seu mandato eletivo.

Esta Casa de Leis esclarece, ainda, que está apurando todos os fatos ocorridos na ocasião e aproveita também para reiterar sua postura totalmente contrária a qualquer espécie de ato violento, principalmente quando do pleno exercício da democracia. Fica assim registrada a posição do Poder Legislativo Municipal no resguardo dos seus direitos institucionais, bem como o sentimento de apoio ao vereador Nilson neste momento”, finaliza a nota.

Controle de capivaras

O vereador Osmair Gadotti (MDB) fez um apelo à Fujama e à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e o Ministério Público de SC, para que promovam um projeto para viabilizar o controle da proliferação desenfreada de capivaras em Jaraguá do Sul.

Segundo o parlamentar, essa é uma reivindicação dos agricultores jaraguaenses que esperam uma solução do Poder Público para conseguir cessar os prejuízos que vêm sendo causados pelos animais em suas lavouras. Para oficializar o pedido, ele fez uma moção de apelo, aprovada pelos vereadores em sessão esta semana.

Gadotti lembra ainda que as capivaras são hospedeiras naturais do carrapato-estrela que transmitem a febre maculosa brasileira, que não afeta os animais, mas pode ser transmitida aos humanos.