Prefeito Lunelli destaca que momento é de união para combate ao coronavírus

Foto: Reprodução vídeo

Por: Áurea Arendartchuk

19/03/2020 - 06:03

O prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli (MDB) divulgou na quarta-feira (18) um vídeo nas redes sociais em que destaca as decisões que estão sendo tomadas para conter o avanço do novo coronavírus no município.

De acordo com o prefeito, o momento é de avaliação e adaptação às medidas determinadas pelo governo do Estado para o fechamento por sete dias do comércio e serviços não essenciais.

O prefeito comentou que a Prefeitura em parceria com os representantes dos setores produtivos do município como Acijs e CDL estão mobilizados para discutir os impactos econômicos que as medidas tomadas agora possam ter na economia, mas também destacou a importância da mobilização para conter o avanço da doença.

“O risco do coronavírus é real, por isso, é momento de cautela. Se possível, não saia de casa. Não vá ao supermercado fazer estoque, pois não haverá desabastecimento”, recomenda o prefeito.

Lunelli também ressalta que o município está preparando a rede de saúde para atender os casos que possam ser diagnosticados no município e pede a colaboração de todos para evitar a propagação de notícias falsas.

“Acreditamos que com a união e consciência, vamos sair deste momento mais fortes e preparados”, encerra o vídeo.

Na quarta-feira (18) também os prefeitos de Guaramirim Luís Chiodini (PP) e de Corupá João Gottardi (PSD) compartilharam vídeos com o intuito de informar e tranquilizar a população.

Decreto de emergência

No fim da tarde de quarta-feira (18), o prefeito Antídio Lunelli decretou situação de emergência em Jaraguá do Sul em função do avanço do coronavírus em SC.

A medida também atende às orientações contidas no decreto do governo do Estado, que determinou o fechamento do comércio não essencial e proibiu a circulação do transporte coletivo.

Entre as deliberações da Prefeitura e que entram em vigor nesta quinta-feira (19) está a adoção de recesso de sete dias, sendo mantidos plantões em todos os setores do Executivo. A exceção é a Saúde, que funcionará com toda capacidade. Escolas também estarão fechadas a partir desta quinta (19) e não mais da segunda-feira (23).

Atendimento

Na Prefeitura de Jaraguá todos os setores terão plantão para atendimento preferencialmente
por telefone e online;
• Coleta de lixo segue funcionando
• Abastecimento de água segue normal
• Todos os postos de saúde estarão abertos normalmente;
• Os hospitais atenderão normalmente
• O setor de segurança trabalha normalmente.

CURTAS

Região

O prefeito de Guaramirim Luís Chiodini (PP) também determinou que desta quinta-feira (19) até 25 de março a Prefeitura não terá atendimento ao público. Além disso, também ressaltou que a maioria dos funcionários trabalhará de casa nesse período. A Câmara de Vereadores também estará fechada, porém do dia 19 de março a 2 de abril. Na educação reforça que as aulas estão suspensas do dia 19 de março a 20 de abril.

Serviços

O prefeito de Corupá João Gottardi (PSD) também se reuniu o Comitê Gestor de Crise contra o Coronavírus ontem (18), e decidiu que as aulas na rede municipal estão suspensas a partir desta quinta-feira (19). Também a partir de hoje somente os serviços essenciais à população estarão trabalhando normalmente: postos de saúde, Pronto-Atendimento 24 horas, Defesa Civil, coleta de lixo e serviços de emergência da Águas de Corupá. Em Schroeder não terá expediente de quinta-feira até a próxima quarta-feira (25), também conforme determinação do Governo do Estado.

Sessões

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul publicou ontem (18) decreto que suspende por sete dias as atividades da Câmara a partir de hoje (19), seguindo as determinações do governo do Estado para evitar a disseminação do Coronavírus (Covid-19). Por conta do decreto, a sessão que ocorreria hoje aconteceu ontem às 17h sendo que as votações foram antecipadas.

Recursos saúde

Os vereadores jaraguaenses aprovaram esta semana projeto de lei, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente do Fundo Municipal de Saúde no valor de R$ 7,8 milhões para atender despesas com o pagamento dos servidores da saúde – Atenção Básica; prestação de serviços de média e alta complexidade – Ambulatorial e Hospitalar; transferência de recursos financeiros a entidades – Teto MAC – Saúde, bem como a construção da Unidade Básica de Saúde – Barra do Rio Cerro.

Certidões

Em atendimento às recomendações das autoridades de saúde, ao Decreto Estadual de situação de emergência e à resolução conjunta expedida na quarta-feira (18) pelo Poder Judiciário Catarinense, os cartórios de Santa Catarina também suspenderão o expediente pelo prazo de sete dias. Também por uma semana estão suspensos os prazos relacionados às serventias extrajudiciais, que neste período manterão apenas regime de plantão para pedidos urgentes.

Online

De acordo com o judiciário, apesar das medidas de emergência, não é preciso sair de casa para solicitar serviços que são prestados pelos cartórios: muitos, dentre eles os mais comuns, podem ser feitos de forma online. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC) no site (www.sistema.registrocivil.org.br) as pessoas podem solicitar certidões de nascimento, casamento e óbito de qualquer localidade do território nacional.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul