Prefeito Lunelli assina decreto que adia eventos como prevenção para conter o coronavírus

Foto Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

17/03/2020 - 06:03 - Atualizada em: 17/03/2020 - 09:17

O prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli (MDB) assinou na segunda-feira (16) decreto que estabelece medidas de controle do novo coronavírus (Covid-19).

O decreto passa a valer a partir desta terça-feira (17) e é embasado nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelos profissionais especializados da Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os destaques da medida está a recomendação de que de eventos de massa dentre estes governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros com concentração acima de 50 pessoas devam ser suspensos ou adiados.

Também foi recomendado no decreto o cancelamento de reuniões que envolvam população de alto risco para o novo coronavírus, como idosos e pacientes com doenças crônicas. Além do cancelamento de passeios e viagens de estudo das escolas municipais. A recomendação é de que as escolas privadas adotem a mesma medida.

As aulas da rede municipal serão mantidas, mas uma série de precauções estão sendo determinadas, como a suspensão de passeios, o reforço na higiene, a abertura de portas e janelas mesmo com ar condicionado ligado. A situação está sendo avaliada pelo Município diariamente.

Segundo o prefeito Lunelli as medidas são necessárias para evitar a disseminação da doença. “De um lado estamos agindo com foco na prevenção, de outro estamos preparando nossas equipes de Saúde para agir caso a situação se agrave. O poder público tem a responsabilidade de se antecipar e proteger a comunidade. Não há motivo para pânico, mas há razões para cautela como temos acompanhado no mundo todo”, destacou.

Para reforçar o atendimento de Saúde, a Prefeitura vai suspender a concessão de férias e licença prêmio aos servidores do setor. Uma campanha de mobilização começa a ser feita também em unidades de saúde, creches, escolas e abrigos.

O Procon vai ficar responsável por realizar operações em estabelecimentos comerciais com o objetivo de identificar e coibir abusos ao consumidor na venda de produtos relacionados à prevenção ao vírus, como é o caso do álcool em gel.

Para locais de grande circulação de pessoas, como terminais urbanos, shoppings e comércio em geral, o decreto determina que devem ser reforçadas medidas de higienização e que sejam disponibilizados álcool gel 70% para os usuários e em local sinalizado.

Outra medida preventiva é com relação a quem voltar de viagem do exterior ou de estados com grande índice de casos confirmados. Estas pessoas devem passar sete dias em isolamento mesmo que sem apresentar os sintomas. A medida não está inclusa no decreto, mas é uma orientação nacional.

Orientação à população sobre a doença

Segundo a Secretaria de Saúde de Jaraguá, caso a pessoas apresente os sintomas de coronavírus, como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, devem procurar atendimento em uma unidade básica de saúde. Lá os agentes de saúde farão o devido encaminhamento, se necessário, e darão as orientações ao paciente.

Quem tiver com sintomas respiratórios deve evitar sair de casa, utilizar ônibus, ir para a escola e até mesmo trabalhar até que os sintomas diminuam. Essa recomendação é voltada principalmente para a população acima de 60 anos que está mais suscetível a doença.

Por isso os idosos devem evitar locais com aglomeração de pessoas e preferencialmente ficar em casa. Somente serão transferidos para os hospitais pacientes em estado mais grave.

Ações também em Guaramirim

O prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini (PP) definiu ontem com equipe da Secretaria de Saúde as ações de prevenção ao coronavírus (Covid-19). Mesmo sem casos suspeitos ou confinados no município foram traçadas ações no intuito de prevenir a proliferação da doença.

“Estamos preparando materiais informativos para que a população saiba como agir” disse o prefeito.

Segundo ele todos os eventos e ações que são realizados com os clubes de idosos de Guaramirim estão cancelados. São mais de 800 idosos que participam de eventos semanais no município e como fazem parte do grupo de risco a prefeitura decidiu tomar essa medida de prevenção.

Os eventos de Páscoa e escolinhas de esporte também estão suspensos no prazo de 15 dias. O gabinete do prefeito, que presta atendimento à população toda segunda-feira, suspendeu os atendimentos presenciais também no período de 15 dias.

Câmara

Já o presidente da Câmara de Guaramirim Romeu Butschardt Junior (PP) enviou ontem recomendação para que a comunidade não compareça nas sessões neste momento de alerta contra o coronavírus.

A Câmara realiza seis sessões por mês, todas as terças-feiras e duas quintas intercaladas. A medida é necessária para evitar a disseminação do coronavírus em locais fechados, como a Câmara, com a presença do público.

CURTAS

Suspensa

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) decidiu, na segunda-feira (16), cancelar as sessões ordinárias e reuniões das comissões permanentes programadas para esta semana.

A medida, de caráter preventivo, é mais uma ação de enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (Covid-19). O cancelamento será oficializado por meio de ato complementar, a ser publicado no Diário Oficial da Assembleia. O objetivo da Mesa é avaliar a evolução da doença no decorrer dos próximos dias para definir a agenda dos trabalhos legislativos.

Atos Judiciais

A OAB de SC garantiu a suspensão de prazos e dos atos judiciais nos processos da Justiça Estadual até o dia 31 de março. A decisão foi anunciada em reunião do Comitê Interinstitucional, criado para tratar dos efeitos da crise provocada pelo coronavírus, na segunda-feira (16).

Na última sexta-feira (13), o presidente da Seccional Rafael Horn, sugeriu a criação do comitê e oficiou todos os tribunais catarinenses propondo a análise da suspensão de prazos do TJSC, TRT12, TRTF4, e TRE/SC.

Disputa

Entre os pré-candidatos a Prefeitura jaraguaense surge mais um nome para integrar a disputa neste ano. O empresário do ramo de materiais de construção Antônio Bonatti, do Republicamos, está entre os postulantes.

Iluminação Pública

Foi aprovado em votação única e por unanimidade na semana passada pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul Projeto de Lei que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo no valor de R$ 2,5 milhões para atender despesas com a manutenção e ampliação da rede de iluminação pública do município. O objetivo é a modernização e maior eficiência no sistema.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul