Portal da Transparência mais moderno, acessível e funcional

Por: Áurea Arendartchuk

25/11/2021 - 07:11

Todo cidadão alimenta a digna expectativa e inalienável direito de ter retorno de suas contribuições, em serviços e benefícios, envolvendo todas as áreas da gestão pública como, saúde, educação, segurança, saneamento, meio ambiente, recursos humanos, financeiros, tecnológicos, fiscais, entre outras.

Uma governança pública visionária e comprometida deve seguir princípios norteadores como: transparência, integridade, equidade, accountability e compliance. E a ferramenta capaz de retratar a efetividade de tais princípios, é o Portal da Transparência. Ele tem o propósito de prestar contas e aproximar a população do contexto público.

Ademais, oferece ao munícipe, a didática oportunidade de acompanhar e analisar as mais variadas informações como: demonstrativos das arrecadações e despesas; evoluções das contas; gestão de pessoas; repasses para entidades; segurança pública; volume de abertura de empresas; gestão da Covid-19; investimentos em educação, cultura, turismo, saúde, social; meio ambiente; cuidado com animais; agricultura, infraestrutura; mobilidade, e demais pautas de interesse da sociedade.

Comprometida com essa missão, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, aperfeiçoou e já está no ar seu novo Portal da Transparência. Com um inovador layout, interativo, linguagem clara, conteúdo diversificado e de fácil acesso, o moderno Portal corresponde ao novo padrão de governança digital com vistas a uma administração visionária, cada vez mais inteligente, transparente, íntegra, eficaz, eficiente e colaborativa, focando o cidadão como prioridade.

Cabe, entretanto, a cada cidadão contribuinte, apropriar-se dessa tecnologia, conhecendo assim, os destinos dos recursos públicos, podendo contribuir com cobranças e sugestões. Afinal, uma cidade é, antes de tudo, uma construção coletiva.