PL alcança a maior bancada na Câmara Federal

Por: Áurea Arendartchuk

05/04/2022 - 06:04 - Atualizada em: 05/04/2022 - 08:06

Com o fim da janela partidária, na sexta-feira passada, o PL se tornou a maior bancada da Câmara, com 73 deputados no momento. É mais do que o dobro do que o partido tinha na época da posse, quando contava com 33 deputados.

A janela partidária permite que deputados federais e estaduais mudem de partido sem correr o risco de perder o mandato. Mesmo com o fim do prazo, os números ainda podem mudar, já que filiações registradas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral até sexta-feira podem ser comunicadas posteriormente à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, informou a Agência Câmara.

Grande parte dos novos deputados do PL veio do União Brasil, partido criado com a fusão do PSL e DEM. Antes da janela partidária, o União contava com 81 deputados, mas agora está com 47, atrás do PT (com 56) e PP (50). Outros partidos que cresceram foram o Republicanos, atualmente com 45 deputados, e o PSD, com 43.

Desde o início da legislatura até o momento, 123 deputados trocaram de partido. O número é menor em comparação com a legislatura passada, quando 154 deputados mudaram de sigla no mesmo intervalo de tempo (entre 1º de fevereiro de 2015 e 1º de abril de 2018).

Nas eleições de 2018, 30 partidos elegeram representantes para a Câmara dos Deputados. Com a fusão recente e outras incorporações e trocas de legenda, o número de siglas caiu para 23.

 

Como ficou na Alesc

Na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) entre as legendas com mais mudanças, também está o PL. A bancada passou de cinco para sete deputados e se transformou na segunda maior da Alesc. As mais recentes filiações são de Ana Campagnolo e Jessé Lopes, que vieram o PSL. O União Brasil (UB) surge com quatro deputados estaduais, dois deles são oriundos do PSL: Felipe Estevão e Ricardo Alba. Os outros dois integrantes vieram do PSC (Jair Miotto) e do Podemos (Laércio Schuster).

O Podemos também teve mudanças, passou de um para dois parlamentares: Paulinha, que estava sem partido desde a desfiliação do PDT, em 2021; e Nazareno Martins, que saiu do PSB. No Republicanos, Coronel Mocellin já havia deixado o PSL antes da abertura da janela partidiária. A legenda passa a contar com dois deputados: Mocellin e Sergio Motta.

Dois partidos deixaram de ter representação na Alesc: o PSC, que detinha a cadeira de Jair Miotto, e o PSB, que estava com Nazareno Martins. Na eleição de 2018, o partido havia elegido três deputados para a Alesc.

As composições da bancadas do MDB, PSD, PT, PP, PSDB, Novo, PDT e PTB não sofreram alterações durante a janela partidária.

 

Dedicação à campanha

O presidente estadual do MDB Celso Maldaner (E) foi uma das lideranças do partido que esteve no sábado em Jaraguá para a transmissão de cargo de Lunelli para Franzner e o lançamento de sua pré-candidatura ao governo do Estado. Maldaner disse acreditar que de agora em diante o MDB estará mais unido do que nunca para voltar a governar o Estado.

Presidente estadual do MDB Celso Maldaner com o pré-candidato a governador Antídio Lunelli | Foto: Áurea Arendartchuk