Obra do elevado entre a BR-280 e SC-108, em Guaramirim, tem importante avanço

Foto: Fabio Junkes

Por: Áurea Arendartchuk

01/07/2021 - 06:07 - Atualizada em: 30/06/2021 - 20:07

Quem passa pela BR-280 entre Jaraguá do Sul e Guaramirim pode perceber o andamento das obras no trecho urbano da rodovia executadas desde 2019 pelo governo do Estado. A duplicação toma forma e também trará em breve um alívio para o trânsito da região.

Conforme o próprio governo coloca em seus anúncios institucionais, a duplicação é a maior obra em andamento em Santa Catarina e vai trazer mais desenvolvimento para a região. Há poucos dias mais um passo importante para a conclusão da obra de duplicação do trecho estadualizado foi realizado com a finalização da parte de concretagem do elevado entre a BR-280 e a SC-108.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado Thiago Vieira, trata-se de mais um avanço na execução das obras do trecho estadualizado da BR-280.

Vieira informa em um vídeo, que circula nas redes sociais do governo estadual, que a finalização da concretagem do elevado ocorreu na semana passada, e o viaduto vai facilitar a ligação da rodovia estadual com a SC-108 que liga Guaramirim a Massaranduba.

“É mais uma conquista e em breve estaremos na região para inaugurar esse importante elevado que vai garantir a segurança viária e principalmente a mobilidade para quem trafega na região”, anunciou o secretário.

Investimentos

Com investimento de R$ 96,3 milhões, somente para a primeira etapa, a duplicação do trecho estadualizado da BR-280 faz parte do Programa Novos Rumos, do governo estadual. A obra foi retomada em novembro de 2019 pelo governo de Carlos Moisés (PSL).

Em maio, foi assinada a ordem de serviço para os trabalhos de execução das obras complementares no trecho estadualizado da BR-280 com valor de investimento de mais R$ 56 milhões.

O projeto contempla sete ligações como pontes, viadutos e passagens subterrâneas, que serão incorporadas ao trabalho de duplicação do trecho, numa extensão de 9,4 quilômetros. Os destaques são a Ponte do Portal, viaduto perto da antiga empresa Mannes, viaduto na região de Guamiranga, três passarelas e duas passagens inferiores.

Chiodini acompanha voo inaugural de nova empresa aérea

O presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT), da Câmara, o deputado federal Carlos Chiodini (MDB), participou na terça-feira do voo inaugural da ITA (Itapemirim Transportes Aéreos). A primeira viagem da companhia com passageiros saiu do maior aeroporto da América do Sul, em Guarulhos (SP), com destino à Brasília.

Segundo Chiodini, ter outra companhia aérea em operação no País, é de extrema importância para o mercado porque gera mais concorrência e automaticamente mais oportunidade para o consumidor. A expectativa é de que Florianópolis seja a primeira de SC a receber voos da companhia, já a partir de agosto.

Deputado federal Carlos Chiodini (MDB). Foto: Divulgação

 

Novo regimento

Os vereadores de Guaramirim se reuniram esta semana para discutir alterações no regimento interno da Câmara. O objetivo é atualizar o documento que foi modificado pela última vez em 2006. Segundo o presidente da Casa Marcelo Deretti (PP), as mudanças foram solicitadas pela comunidade e agora serão atendidas. “Ideias novas, regramentos novos para melhor atender a população. É uma de minhas bandeiras desde quando assumi a presidência do Legislativo”, comentou.

Os vereadores encaminharão sugestões para o novo regimento e a expectativa é que seja aprovado até o mês de agosto.