“Novo retorno do transporte coletivo será com mais regras”

Foto: Fábio Junkes

Por: Áurea Arendartchuk

04/09/2020 - 06:09

A segunda retomada do transporte coletivo durante a pandemia da Covid-19 em Jaraguá do Sul está sendo alinhada entre a Diretoria de Trânsito e a Viação Canarinho. A data definida para o retorno é na próxima terça-feira (8).

Antes disso, o transporte coletivo municipal havia ficado parado de março a junho por conta do decreto estadual de enfrentamento do coronavírus. Depois de ser retomado por alguns dias em junho, foi novamente suspenso por conta do aumento de casos da doença em julho. Agora, com a diminuição de casos, a circulação dos ônibus será retomada de forma experimental.

O diretor de Trânsito Gildo Martins de Andrade Filho, informou ontem que todo serviço será avaliado periodicamente, e com o plano sanitário seguido com rigor.

Ele explicou ainda que a retomada será com redução de linhas, 50% de capacidade de pessoas em cada ônibus, uso obrigatório de máscara, higienização após cada percurso, limpeza geral a cada quatro horas e sanitização a cada 24 horas. “Será seguro usar o transporte coletivo, mais do que muitos outros tipos de transporte, desde que todos façam a sua parte”, comentou Andrade.

Só cartão

Outra medida que continua sendo adotada agora, como foi do primeiro retorno do transporte, é que não será aceito pagamento em dinheiro dentro nos ônibus, somente o Cartão da Canarinho. Ontem também foi informado pela Prefeitura que, por ser experimental, a retomada pode sofrer adequações de um dia para outro, para que se garanta a saúde e segurança de todos os usuários e trabalhadores do setor.

 

CURTAS

Sistema

O senador Dário Berger (MDB) apresentou ontem o relatório preliminar ao Projeto de Lei que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE). O SNE é aguardado desde 2016 pelo setor e é uma meta do Plano Nacional de Educação (PNE) que já deveria estar em vigor no país.

Proposta

Segundo Dário, a proposta fixa normas para a cooperação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios em políticas, programas e ações educacionais numa articulação como é aplicada no SUS. O relatório foi construído após consulta a mais de 20 entidades educacionais em nível estadual e nacional e a previsão é que entre na pauta de discussões do Congresso nos próximos dias.

Recursos

A Câmara de Jaraguá aprovou esta semana em votação única e por unanimidade projeto que autoriza a Prefeitura aplicar R$ 1,085 milhão para implantação de espaços nos bairros para convivência, atividades de esporte e lazer pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e remanejamento de recursos para a Secretaria de Obras pavimentar a rua Tercilio Demarchi, no bairro Santa Luzia.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul