Os prefeitos de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli, de Schroeder Osvaldo Jurk e de Guaramirim Luís Antônio Chiodini participaram recentemente de reunião com representantes do Dnit Ferroviário e da empresa Sysfer, do Rio de Janeiro, em que foi apresentado o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para implantação de uma variante de contorno ferroviário entre Guaramirim e Jaraguá.
Segundo o presidente do Instituto Jourdan Luís Fernando Marcolla, o estudo aponta para a possibilidade de construção de uma linha férrea para trens de carga fora do perímetro urbano e que ficaria paralela ao traçado da duplicação BR-280.
O estudo da nova ferrovia teria um traçado de 34 quilômetros com previsão de dois túneis, um em Jaraguá e outro em Schroeder. Não é de hoje que Jaraguá do Sul tenta fazer o contorno ferroviário. Projeto formulado ainda no governo do ex-prefeito Irineu Pasold (PSDB), em 2000, e depois retomado no final da gestão de Cecília Konell (PSD), chegou a passar por reestudo, mas não saiu do papel.
Marcolla acredita que o atual estudo possa ser mais viável por três fatores. O primeiro por conta do traçado atual ser melhor, pois segue paralelo, em alguns trechos, com a duplicação da BR-280.
Outro seria a perspectiva de que o governo federal condicione a concessão da ferrovia ao projeto do contorno.
E o terceiro, é que o atual traçado da linha férrea poderia ser utilizado para o transporte de passageiros de Nereu Ramos a Joinville – por meio de um veículo leve sobre tilhos e que possibilitaria a região ter o transporte como ocorreu até a década de 1980 com a litorina.
A respeito de valores e prazos, o presidente do Instituto comenta que neste momento trata-se da apresentação de um estudo, mas que o Dnit gostaria de saber da aprovação dos prefeitos, que foram favoráveis.
Agora as próximas etapas seriam a constituição dos projetos básico de engenharia e executivo, que ainda não têm data para serem viabilizados.
Prefeito tira licença
O prefeito Antídio Lunelli (MDB) estará de licença sem remuneração pelo período de 15 dias a partir desta quarta-feira (12). O anúncio foi feito na manhã de ontem, logo após Lunelli assinar os primeiros termos de cooperação do Programa Adote o Verde, dar ordem de serviço para pavimentação de outras quatro ruas no bairro Jaraguá 99 e anunciar o envio de um projeto para Câmara de Vereadores, prevendo mutirão para realização de cirurgias e consultas.
O pedido de afastamento sem salário está amparado na Lei Orgânica Municipal. Neste período, quem assume o cargo é o vice-prefeito Udo Wagner (PP), que destacou que vai dar andamento ao que já funciona bem no município.
Refis
Interessados em aderir ao Programa de Recuperação Fiscal de Guaramirim – Refis 2018, têm até o dia 30 de junho para fazê-lo. O pagamento pode ser feito em cota única com desconto de 90% da multa e 100% de desconto de juros. Já quem optar por parcelar, pode fazer o pagamento em até 24 vezes, sendo o desconto de 70% na multa e juros.
Os débitos referentes ao ano de 2018 poderão ser incluídos nesta edição do Refis, a partir da inscrição em dívida ativa.
Pastelada
A Associação de Amigos do Autista (Ama) realiza na sexta-feira (14) a pastelada da entidade. O evento acontece das 17h30 às 22h no salão da Igreja Luterana Apóstolo Pedro, no Centro de Jaraguá. O pastel será vendido a R$ 3,50, mas há possibilidade de aquisição de combos.
Farmácias
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado apresentou, ontem (11), parecer pela admissibilidade ao Projeto de Lei (PL) 146/2019, do deputado José Milton Scheffer (PP), que altera a legislação que dispõe sobre os serviços prestados por farmácias e drogarias.
Conforme o relator do projeto, deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), a iniciativa visa possibilitar que micro e pequenos estabelecimentos possam aumentar o rol de produtos comercializados, tais como cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal.
O objetivo é dar mais possibilidade de concorrência frente às grandes redes do setor, que mediante recursos jurídicos como liminares já ofertam tais produtos.
OCP recebe homenagem
A Câmara de Vereadores de Massaranduba realizou na noite de segunda-feira (10) homenagem pelos 100 anos do Jornal O Correio do Povo. O evento aconteceu logo após a sessão da Casa.
A proposição foi do vereador Pier Gustavo Berri (MDB), que entregou ao membro do Conselho Editorial do OCP Nelson Pereira, uma placa em que consta a homenagem do poder legislativo em comemoração ao centenário do impresso.
Nelson também entregou o livro “O Correio do Povo – 100 anos de Recortes da Nossa História” para os vereadores de Massaranduba e agradeceu a homenagem de reconhecimento ao jornal mais antigo em atividade de Santa Catarina.