“Novo estudo sugere mudança no trilho de trem entre Jaraguá e Guaramirim”

Foto Eduardo Montecino

Por: Áurea Arendartchuk

12/06/2019 - 05:06

Os prefeitos de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli, de Schroeder Osvaldo Jurk e de Guaramirim Luís Antônio Chiodini participaram recentemente de reunião com representantes do Dnit Ferroviário e da empresa Sysfer, do Rio de Janeiro, em que foi apresentado o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para implantação de uma variante de contorno ferroviário entre Guaramirim e Jaraguá.

Segundo o presidente do Instituto Jourdan Luís Fernando Marcolla, o estudo aponta para a possibilidade de construção de uma linha férrea para trens de carga fora do perímetro urbano e que ficaria paralela ao traçado da duplicação BR-280.

O estudo da nova ferrovia teria um traçado de 34 quilômetros com previsão de dois túneis, um em Jaraguá e outro em Schroeder. Não é de hoje que Jaraguá do Sul tenta fazer o contorno ferroviário. Projeto formulado ainda no governo do ex-prefeito Irineu Pasold (PSDB), em 2000, e depois retomado no final da gestão de Cecília Konell (PSD), chegou a passar por reestudo, mas não saiu do papel.

Marcolla acredita que o atual estudo possa ser mais viável por três fatores. O primeiro por conta do traçado atual ser melhor, pois segue paralelo, em alguns trechos, com a duplicação da BR-280.

Outro seria a perspectiva de que o governo federal condicione a concessão da ferrovia ao projeto do contorno.

E o terceiro, é que o atual traçado da linha férrea poderia ser utilizado para o transporte de passageiros de Nereu Ramos a Joinville – por meio de um veículo leve sobre tilhos e que possibilitaria a região ter o transporte como ocorreu até a década de 1980 com a litorina.

A respeito de valores e prazos, o presidente do Instituto comenta que neste momento trata-se da apresentação de um estudo, mas que o Dnit gostaria de saber da aprovação dos prefeitos, que foram favoráveis.

Agora as próximas etapas seriam a constituição dos projetos básico de engenharia e executivo, que ainda não têm data para serem viabilizados.

Prefeito tira licença

O prefeito Antídio Lunelli (MDB) estará de licença sem remuneração pelo período de 15 dias a partir desta quarta-feira (12). O anúncio foi  feito na manhã de ontem, logo após Lunelli  assinar os primeiros termos de cooperação do Programa Adote o Verde, dar ordem de serviço para pavimentação de outras quatro ruas no bairro Jaraguá 99 e anunciar o envio de um projeto para Câmara de Vereadores, prevendo mutirão para realização de cirurgias e consultas.

O pedido de afastamento sem salário está amparado na Lei Orgânica Municipal. Neste período, quem assume o cargo é o vice-prefeito Udo Wagner (PP), que destacou que vai dar andamento ao que já funciona bem no município.

Refis

Interessados em aderir ao Programa de Recuperação Fiscal de Guaramirim – Refis 2018, têm até o dia 30 de junho para fazê-lo. O pagamento pode ser feito em cota única com desconto de 90% da multa e 100% de desconto de juros. Já quem optar por parcelar, pode fazer o pagamento em até 24 vezes, sendo o desconto de 70% na multa e juros.

Os débitos referentes ao ano de 2018 poderão ser incluídos nesta edição do Refis, a partir da inscrição em dívida ativa.

Pastelada

A Associação de Amigos do Autista (Ama) realiza na sexta-feira (14) a pastelada da entidade. O evento acontece das 17h30 às 22h no salão da Igreja Luterana Apóstolo Pedro, no Centro de Jaraguá. O pastel será vendido a R$ 3,50, mas há possibilidade de aquisição de combos.

Farmácias

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado apresentou, ontem (11), parecer pela admissibilidade ao Projeto de Lei (PL) 146/2019, do deputado José Milton Scheffer (PP), que altera a legislação que dispõe sobre os serviços prestados por farmácias e drogarias.

Conforme o relator do projeto, deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), a iniciativa visa possibilitar que micro e pequenos estabelecimentos possam aumentar o rol de produtos comercializados, tais como cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal.

O objetivo é dar mais possibilidade de concorrência frente às grandes redes do setor, que mediante recursos jurídicos como liminares já ofertam tais produtos.

OCP recebe homenagem

Câmara de Vereadores de Massaranduba realizou na noite de segunda-feira (10) homenagem pelos 100 anos do Jornal O Correio do Povo. O evento aconteceu logo após a sessão da Casa.

A proposição foi do vereador Pier Gustavo Berri (MDB), que entregou ao membro do Conselho Editorial do OCP Nelson Pereira, uma placa em que consta a homenagem do poder legislativo em comemoração ao centenário do impresso.

Nelson também entregou o livro “O Correio do Povo – 100 anos de Recortes da Nossa História” para os vereadores de Massaranduba e agradeceu a homenagem de reconhecimento ao jornal mais antigo em atividade de Santa Catarina.

Foto Divulgação

 Quer receber as notícias no WhatsApp?