Novo de Jaraguá do Sul teve o maior percentual de votos entre os municípios em que o partido lançou candidatos no Brasil

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

19/11/2020 - 06:11

O partido Novo de Jaraguá do Sul demonstrou nestas eleições municipais que não só se fortaleceu no município, como também foi destaque nacional entre as cidades que lançaram candidatos a prefeito e vereador pela sigla.

O município teve o maior percentual de votos para prefeito e elegeu dois vereadores, com 29,34% para o candidato Leandro Schmöckel e 11,59% para os dois vereadores eleitos do partido.

Os outros municípios em que o Novo também teve candidatos a prefeito e vereador foram: Joinville (22%-11%), Blumenau (14%-7,9%), São José (9%-6%) e Araxá-MG (9%-6%) que tiveram percentuais abaixo de Jaraguá, mas também merecem destaque, já que na maior cidade do Estado, Joinville, o candidato Adriano Silva disputa o segundo turno das eleições.

Isto demonstra que Novo conquistou uma expressiva parte da população que quer uma política diferente da tradicional. Com 192 filiados em Jaraguá, o partido veio com candidato a prefeito Leandro Schmöckel, empresário, ligado a iniciativas de associativismos e setoriais e que trouxe para a campanha uma proposta de governo sem coligações, com uma visão diferenciada para o setor público.

A chapa pura formada por Leandro e o vice Coronel Gonçalves conquistou os quase 30% dos votos neste pleito, chegando 23.455 votos. Leandro, conseguiu quase 10 mil votos a mais do que a eleição de 2018 em que concorreu ao cargo de deputado estadual, e por aí se vê a credibilidade que este jovem político tem conquistado em pouco tempo.

E o que mais surpreendeu nesta eleição, foi o fato do Novo eleger dois vereadores dos 10 candidatos que o partido lançou e com um número muito expressivo de votos. Rodrigo Livramento, de apenas 25 anos, foi o segundo mais votado com 3.021 votos e Sirley Schappo, professora aposentada, foi a mulher mais bem votada em todo pleito com 2045 votos.

Para o presidente do diretório municipal do Novo, Guiherme Vogel, o partido tem muito a comemorar e “muito trabalho a realizar. Nossos eleitos fiscalizarão o Executivo e serão vereadores ativos em suas atividades, honrando cada centavo do salário que lhes é conferido”, comentou.

Leandro comemora eleição de dois vereadores

Ao avaliar a eleição, o Leandro Schmöckel, comenta que o Novo deu o seu melhor e trabalhou ciente da disputa com partidos tradicionais do município.

“Sabíamos na majoritária que seria uma missão ‘quase impossível’ devido a coligação que fomos concorrentes que estavam com sete partidos com muito mais recursos e mais de 100 candidatos a vereador apoiando e nós com 10 candidatos e poucos recursos. Foi uma missão árdua, porém na proporcional, conseguimos uma grande e histórica vitória que foi eleger dois vereadores. Isso nos deixou muito satisfeitos com essa eleição municipal de 2020”, destacou.

Leandro salienta ainda que na majoritária foram ocupados todos os espaços na campanha com participação em todos debates e sem ataques pessoais. “Esse é nosso jeito de fazer política e alcançamos cerca de 30% dos votos válidos (mais de 23 mil votos) que é bem representativa e coloca mais uns tijolinhos na nossa construção do partido em Jaraguá e no Vale do Itapocu”, finalizou.

Bombeiros Voluntários

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) participou de reunião virtual esta semana da diretoria da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul para tratar sobre os Bombeiros Voluntários da cidade.

O parlamentar disse que entre as pautas que está defendendo, uma delas diz respeito a ampliação do espaço da sede central da corporação na rua Epitácio Pessoa. Caropreso comentou que está buscando junto ao governo do Estado, a Celesc e a Prefeitura, uma permuta do imóvel atualmente ocupado pela estatal catarinense de energia para servir de ampliação das instalações dos bombeiros voluntários.

Militares

O deputado destacou também o encaminhamento nessa semana de um projeto de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil para aquisição de um novo veículo utilitário para a corporação. Outra demanda é de ordem jurídica e legal; a “queda de braço” entre bombeiros voluntários e militares pela atividade de vistorias e licenciamentos de estabelecimentos industriais e comerciais que está parada no Supremo Tribunal Federal.

O parlamentar apela para que autoridades federais se somem à luta pela legalidade da emenda à Constituição Estadual que é favorável aos bombeiros voluntários.

Doze partidos terão representantes nas câmaras da Avevi

Balanço divulgado pela Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) aponta que nas sete câmaras atendidas pela entidade – Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú e Barra Velha – 12 partidos terão ao menos um representante, três a mais que na eleição de 2016, quando o número chegou a nove. Partidos tradicionais na região perderam algumas cadeiras.

O MDB continua sendo o partido com maior número de vereadores eleitos, 16 nestas eleições, tinha conquistado 21 cadeiras em 2016, 5 a menos. O PP segue em segundo com 13 cadeiras conquistadas, mesmo número que na eleição passada. O PSD que havia conquistado 11, perdeu duas nesta eleição e terá 9. O PSDB perdeu 4 cadeiras, de 11 foi para 7.

 

Telegram Jaraguá do Sul