Agora, mais do que nunca, é hora de todos os segmentos de Jaraguá do Sul estarem sintonizados para evitar que o município passe a sofrer com restrições que acabem refletindo ainda mais na economia local e regional.

E de inércia, Jaraguá e região não sofrem. A sexta-feira (17) foi de muita movimentação, principalmente do Comitê Extraordinário de Combate a Covid-19 composto por representantes da Prefeitura e de diversas entidades representativas do município e que anunciou uma série de medidas que devem auxiliar no controle do contágio pela doença.

Mas é preciso lembrar que esta é uma tarefa não só do poder público, nem do setor da saúde ou do produtivo, mas sim de cada cidadão. Se cada um colaborar e fizer sua parte tomando os devidos cuidados, não corremos o risco de ter um fechamento total, o que não é bom para ninguém, ainda mais num momento de crise.

Na avaliação do prefeito Antídio Lunelli (MDB), apesar dos desafios, o Município tem conseguido enfrentar com eficiência um vírus que teve potencial para abalar o mundo todo.

“Temos os melhores índices. Mas precisamos lutar com ainda mais rigor nas próximas semanas que são estratégicas. Nosso objetivo com as novas medidas é baixar a curva de contágio sem precisar paralisar a economia”, destaca Lunelli.

O prefeito chama a atenção para o fato de o Brasil viver recordes de desemprego e miséria. “Se continuar assim, muita gente vai morrer de fome. Não podemos fechar os olhos para este problema. Sempre fomos uma comunidade disciplinada, podemos e vamos salvar vidas evitando o desemprego e o quebra quebra geral. Contamos com vocês jaraguaenses, que sempre estiveram a postos quando chamados”, disse o prefeito ao assinar o decreto com as novas medidas ontem no fim da tarde.

Índices

Apesar do aumento do número de casos nas últimas semanas que assusta e exige atenção redobrada, Jaraguá do Sul tem uma das menores taxas de letalidade e contágio de Santa Catarina que, por sua vez, é o Estado considerado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com a melhor gestão do combate à Covid-19 do Brasil.

A taxa de letalidade pelo novo coronavírus é de 1,18% em Santa Catarina, menos de um terço da taxa nacional, que é de 3,86%. Em Jaraguá do Sul, por sua vez, esta taxa é de 0,92%.

Comitê de Jaraguá do Sul solicita ao Estado ampliação dos leitos de UTI

Com o objetivo de incrementar a estrutura hospitalar para o tratamento de pacientes com coronavírus, o Comitê Extraordinário de Combate a Covid-19 de Jaraguá do Sul encaminhou ao governador Carlos Moisés (PSL), na sexta-feira, solicitação de credenciamento de novos leitos de UTI adulto pelo SUS.

O documento ainda solicita que o Estado nomeie um interlocutor para viabilizar acesso a esta e outras demandas como equipamentos, medicamentos e profissionais de saúde.

"Como temos visto pelo Brasil, alguns estados estão investindo bilhões em hospitais de campanha, um recurso que não está surtindo efeito, com diversas suspeitas de corrupção e que depois vai para o ralo. Acreditamos que é muito mais eficiente estruturarmos ainda mais nossos hospitais. Isso sim é um investimento inteligente e que vai ficar para benefício da comunidade", diz a presidente Emanuela Wolff.

Novo comando no Samae

Ana Carolina Figur assumiu a presidência do Samae com a saída de Evânia Liebl para um período de férias. Evânia estava no lugar de Ademir Izidoro que se desincompatibilizou do cargo em maio. Ana Carolina já comandou o Samae em 2016 quando da saída na época de Izidoro, que auxiliou na coordenação da campanha de Antídio Lunelli à prefeito.

Ana Carolina é servidora de carreira do Samae desde o ano de 2011, já ocupou o cargo de assessora de comunicação e até agora respondia pela assessoria de gestão da Autarquia, atuando diretamente com a presidência e gestão dos demais setores do Samae.

 

Hospital de Guaramirim recebe monitores da Aciag

O Hospital Santo Antônio, de Guaramirim, recebeu esta semana três monitores que integram o repasse feito via Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag) com participação do Grupo WEG. Além dos equipamentos, também foram encaminhados à entidade dois respiradores, 38 mil máscaras cirúrgicas e 15 bombas de infusão.

Segundo o diretor do Hospital, Valmor Busnello, comparando os primeiros 13 dias de julho com o mesmo período do mês passado, foi registrado expressivo aumento no número de atendimentos relacionados ao novo coronavírus. A ocupação da unidade está em 60%. Atualmente o hospital conta com três leitos de emergência e dez leitos de internação específicos para tratamento da Covid-19.

Foto Divulgação/Hospital Santo Antônio

CURTAS

Unidos

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), prefeito de Corupá João Gottardi (PSD) disse na sexta-feira (17) durante a live realizada com a presença do prefeito Lunelli e equipe do Comitê da Covid-19 que as novas medidas para evitar o crescimento de casos de coronavírus serão adotadas pelas cinco cidades da região. “Faremos um decreto conjunto. Trabalhamos unidos para a preservação da saúde e vida das pessoas. Mas precisamos a colaboração de toda população”, alertou.

Fechado

A direção do Seminário Sagrado Coração de Jesus (SCJ), em Corupá, informou que o local estará fechado no próximo domingo (19). Por isso, a missa foi cancelada e o restaurante e o museu, que ficam no Seminário, estarão fechados. De acordo com a direção do SCJ, o fechamento é devido as circunstâncias que o momento exige por conta do crescente número de casos de Covid-19 na região.

Recurso

A Apae de Jaraguá do Sul recebeu nesta semana R$ 50 mil, por meio de emenda impositiva do deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) ao Orçamento do Estado. Os recursos serão utilizados para aquisição de equipamentos para sete salas de atendimentos multissetorial.

Habitação

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Guaramirim, em parceria com a Caixa, realizou esta semana as assinaturas de contratos e entrega das chaves do Residencial Guará. Foram assinados 220 contratos, sendo que 32 unidades habitacionais ainda estão em análise pela Caixa.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul