Moisés determina retomada gradativa de atividades em SC

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

28/03/2020 - 06:03

O governador Carlos Moisés (PSL) anunciou a retomada parcial das atividades não essenciais em Santa Catarina a partir da próxima semana. A ação integra o Plano Estratégico para a Retomada das Atividades Econômicas no Estado que foi validado por decreto publicado na sexta-feira (27).

Diante das medidas de enfrentamento da doença tomadas de forma mais intensa desde a primeira quinzena de março, o governo estadual adota agora uma postura de cuidar da saúde da população e também da manutenção da economia catarinense para evitar uma avalanche de empresas fechadas e pessoas desempregadas.

“Precisamos promover a convivência dos catarinenses com a pandemia da Covid-19, conciliando as vertentes do convívio social, da preservação da vida das pessoas e da atividade econômica. Isso quer dizer que nós pesamos as duas coisas e estamos fazendo gradativamente um plano para que as pessoas possam voltar ao convívio de forma segura. Esse é o grande objetivo”, declarou Moisés.

A partir da próxima semana está permitida pelo Estado, a abertura parcial de comércios e atividades não essenciais dentro de um regramento, com o objetivo de preservar a saúde da população.

As aulas seguem suspensas em todas as redes de ensino até o dia 17 de abril, conforme determinação feita por decreto. Já as missas, cultos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, também seguem suspensos.

Estas determinações tomadas pelo Estado, também atendem o apelo de prefeitos e do setor empresarial que demonstram uma grande preocupação em evitar que a pandemia do coronovírus afete de forma drástica a economia catarinense.

Confira como fica os serviços a partir de segunda-feira (30):

Podem abrir:

– Agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito poderão abrir a partir de segunda-feira (30) para atender exclusivamente pessoas que necessitem de serviços bancários presenciais.

A partir da quarta-feira (1º-4) estarão liberados também:

– atividades e os serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, bares, restaurantes e comércio em geral;

– atividades do setor hoteleiro;

– atividades de construção civil;

– escritórios de prestação de serviços em geral;

– centros de distribuição e depósitos.

– Serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais.

Transporte coletivo segue suspenso:

– Os transportes coletivos permanecerão suspensos pelo prazo de mais sete dias, a contar da próxima quarta-feira (1º). A determinação do governo estadual mantém suspensa a circulação de veículos de transporte urbano municipal e intermunicipal de passageiros, além da circulação e do ingresso no território catarinense dos veículos de transporte interestadual e internacional de passageiros, público ou privado. A decisão também vale para veículos de fretamento para o transporte de pessoas.

 

Deputado entrega marmitas para caminhoneiros

O deputado federal Carlos Chiodini (MDB) entregou 150 marmitas aos caminhoneiros que passavam pela BR-280, perto do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Guaramirim, na sexta-feira (27). Segundo o deputado este é o momento de ajudar quem não têm o privilégio da quarentena e está rodando o país para entregar suprimentos à sociedade brasileira.

“Estamos alimentando quem está nas rodovias garantindo nossa sobrevivência. Os caminhoneiros não pararam durante a pandemia do coronavírus, estão longe de suas famílias e dificilmente encontram locais para almoçar e dormir. Eles são os responsáveis pelo transporte de remédios, de alimentos, de equipamentos e insumos hospitalares” destaca Chiodini.

A ação contou com o apoio da PRF e do empresário Fernando Silva, da empresa Santer de Guaramirim.

Foto: Divulgação

CURTAS

Atividades

O comitê de crise contra o coronavírus de Guaramirim, composto por representantes da administração municipal, Aciag, CDL, Bombeiros Voluntários e Polícia Militar tratou na sexta-feira (27) sobre as ações tomadas por cada entidade frente a pandemia do novo coronavírus para os próximos dias e a retomada das atividades econômicas na próxima semana, conforme decreto do governo de SC. Guaramirim seguirá o plano estratégico de retomada das atividades em concordância com as boas práticas de limpeza.

Suspenso

O prefeito de Corupá João Gottardi (PSD) vai suspender a reposição salarial de 4% para os servidores municipais, mais o aumento de R$ 40 no vale-alimentação. Segundo ele, neste momento a Prefeitura não tem condições de fazer o repasse por conta da necessidade de direcionar os recursos principalmente para a área da saúde usadas no enfrentamento da epidemia do coronavírus. Ao não fazer a reposição salarial de cerca de 400 servidores, a Prefeitura economizará cerca de R$ 1 milhão, estima o prefeito.

Papel

Segundo o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), a crise criada por conta da pandademia do novo coronavírus é complexa. “Veio para importunar nossas vidas, ameaçar nossa estrutura financeira e física”, diz Caropreso.

Ele tem acompanhado a mobilização das prefeituras da região e também de pessoas da comunidade e empresas fazendo doações. “Isto certamente fará a diferença”, completa. Na opinião de Caropreso, o governador Moisés tem feito seu papel com dignidade, organizado bem os setores de segurança e saúde e passado firmeza aos mais de 7 milhões de catarinenses neste momento.

Moções

Além dos projetos de lei de autoria parlamentar voltados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Assembleia Legislativa de SC aprovou esta semana moções e indicações direcionadas a autoridades federais e estaduais para minimizar os impactos sociais e econômicos da pandemia. Ao todo, foram seis moções e 24 indicações, que serão encaminhadas pelo presidente da Assembleia, deputado Julio Garcia (PSD).

Aparecem nas moções dos deputados a prorrogação automática dos vencimentos das dívidas com os bancos, a liberação das emendas orçamentárias dos deputados federais aos hospitais filantrópicos e a prorrogação do prazo para a entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Há também moção ao governador solicitando redução dos salários de agentes políticos.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul