MDB catarinense prorroga realização de prévias por causa da pandemia

Dário Berger, Antidio Lunelli e Celso Maldaner são os nomes do MDB para definição à candidatura ao governo de SC | Fotomontagem

Por: Áurea Arendartchuk

22/06/2021 - 06:06

O diretório estadual do MDB emitiu nota ontem em que avisa que, em reunião virtual da executiva estadual do MDB, na manhã de segunda-feira, os líderes do partido, em comum acordo, decidiram pela prorrogação das prévias partidárias para escolher o candidato da sigla ao governo do Estado. As prévias estavam marcadas para o dia 15 de agosto.

Na nota consta ainda que: “para os membros da executiva, a participação dos filiados seria comprometida devido à situação sanitária imposta pela pandemia. São 502 mil mortes pela Covid-19 no Brasil, sendo 16.329 somente em Santa Cataria. A terceira onda da Covid-19, anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e o fato da vacina ainda não estar disponível a toda à população também reforçaram a posição emedebista.”

O atual presidente do partido deputado federal Celso Maldaner; o senador Dário Berger; e o prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli são as três lideranças com os nomes à disposição para concorrer ao governo de SC em 2022. Até o momento, o MDB estava realizando encontros regionais para que os três pudessem se apresentar e colocar suas ideias aos filiados.

A informação do MDB é que comissão eleitoral, responsável pela realização das prévias, será formada após a confirmação de nova data. “Não há definição de quando definiremos a data, pois o momento é de avaliar o cenário para garantir que de fato o maior número de filiados possa participar da escolha do futuro candidato do MDB ao governo do Estado”, explicou o presidente da sigla Celso Maldaner.

Durante a reunião da executiva, os emedebistas também aprovaram a resolução que permite que os diretórios municipais prorroguem suas convenções previstas para outubro, devido também à situação da pandemia. A prorrogação dos mandatos, por até um ano, deverá ser validada pelas executivas municipais e informada ao diretório estadual.

A executiva estadual também validou a resolução que define a formação de uma comissão provisória do MDB Afro.

Câmara de Jaraguá terá novo horário para as sessões

A partir desta terça-feira (22), as sessões da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul serão realizadas às 9h30. A alteração foi aprovada na última semana, pelo Plenário e entrará em vigor nesta semana. Na última quinta-feira (17), o Presidente do Legislativo, vereador Onésimo Sell (MDB), já convocou a sessão para o novo horário regimental.

Neste momento, o público ainda não está autorizado a acompanhar as sessões presencialmente, dentro das medidas de combate à pandemia estabelecidos pela Câmara. Para assistir ao trabalho parlamentar, o interessado pode acompanhar as redes sociais do Legislativo – Facebook e YouTube, sendo que as sessões ficam gravadas e podem ser reproduzidas a qualquer momento.

Visita

O prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini (PP) e o presidente da Câmara Marcelo Deretti (PP), receberam ontem a visita do deputado estadual Maurício Eskudlark (PR). Segundo o prefeito, o deputado colocou-se à disposição para a busca de recursos para investimentos em diversas áreas do município.

Ontem também foi o aniversário do prefeito que comemorou a data visitando obras em andamento no município.

Foto: Divulgação