Lunelli recebe apoio do MDB de Joinville para disputar o governo do Estado

Por: Áurea Arendartchuk

27/07/2021 - 06:07 - Atualizada em: 27/07/2021 - 08:12

O MDB de Joinville declarou oficialmente em reunião realizada na semana passada que apoia a pré-candidatura do prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli, para o governo do Estado. O encontro ocorreu na quinta-feira (22) passada e contou com mais de 200 filiados do MDB joinvilense.

O deputado estadual Fernando Krelling, presidente licenciado do diretório regional, avaliou que é uma manifestação de força da região Norte do Estado.

“Como maior cidade de Santa Catarina, Joinville precisa tomar essa iniciativa. Alguns dos melhores governadores de nosso estado saíram da região Norte e o Antídio tem toda a nossa confiança, pois faz um trabalho fantástico em Jaraguá do Sul, como empresário, homem honesto e um prefeito dedicado e trabalhador”, declarou.

Foto: Divulgação

 

Luciano Hang lidera intenções de voto para o Senado, diz pesquisa

O empresário catarinense Luciano Hang, dono da rede varejista Havan, lidera as intenções de voto para o Senado em Santa Catarina em 2022 conforme apuração do instituto Paraná Pesquisas. O levantamento mostra que o empresário tem 22,9% das intenções de voto dos entrevistados. As informações são da Veja. Na sequência, aparecem o ex-governador Raimundo Colombo (17,3% das intenções de voto), João Rodrigues (7,9%), Dário Berger (5,3%), Kennedy Nunes (4,8%) e Ideli Salvatti (4,3%).

Também aparecem na pesquisa estimulada Napoleão Bernardes (3,1%), Gelson Merisio (2,9%) Celso Maldaner (2,6%), Daniel Freitas (2%) e Jorge Seif Júnior (0,5%). Votos em branco, nulo ou em ninguém são 14,1% dos entrevistados; não sabem ou não responderam, 12,4%.

O instituto também ouviu a preferência da população do estado para a eleição presidencial: Jair Bolsonaro tem 52% das intenções de voto para 2022. Ele é seguido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem 24,2%. O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.514 eleitores em 86 municípios de SC entre os dias 15 e 19 de julho. A margem de erro é 2,5%.

 

Paratletas

O vereador Jonathan Reinke (Podemos), sugeriu recentemente ao Executivo de Jaraguá do Sul, por meio de indicação, que destine 20% das vagas do Programa Bolsa Desportiva a paratletas e a técnicos de paratletismo. Segundo o parlamentar, a legislação municipal atual prevê a concessão da Bolsa às pessoas com deficiência a seus técnicos, porém não garante o percentual da reserva de vagas, como manda a Constituição Federal em seu artigo 37°. “Assim, para consolidar e fomentar o paradesporto, se faz necessário a reserva de vagas para os atletas com deficiência, bem como para os respectivos técnicos”, comenta.

Castração de animais

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, na semana passada, o projeto de lei que autoriza o Executivo a investir R$ 190 mil em castração de animais domésticos. O trabalho será realizado pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) em parceria com as ONGs conveniadas com a Prefeitura do Município: Ajapra, Ame Animais, Gang dos Patinhas e Bigodes e Ronrons. Segundo o vereador Anderson Kassner (Progressitas) quanto mais o Município avança na castração e chipagem de animais, mais fácil será para identificar e punir aquelas pessoas que abandonam seus bichos de estimação nas ruas da cidade. Ele lembra que, atualmente, as ONGs jaraguaenses que acolhem e cuidam de animais abandonados estão lotadas e sobrecarregadas.

Votação

Volta à discussão na Câmara de Jaraguá nesta terça-feira (27) o Projeto de Lei Ordinária nº 199/2021 de autoria do Executivo que fixa normas para execução dos Serviços de Transporte Escolar e de Transporte de Passageiros Sob Regime de Fretamento e dá outras providências. Junto serão votadas mais 5 emendas ao projeto.