Lunelli pede que população redobre cuidados para evitar aumento de casos do coronavírus em Jaraguá do Sul

Foto: Reprodução

Por: Áurea Arendartchuk

08/07/2020 - 06:07

O prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli (MDB) gravou um vídeo na terça-feira (7) que foi compartilhado nas redes sociais em que o chefe do Executivo fala sobre a preocupação com o aumento de casos do novo coronavírus no município na última semana e faz um apelo à população para cuidados como distanciamento e isolamento social.

Lunelli destaca dados sobre a ocupação de leitos de UTI adulto que na última semana chegou a 80% com pacientes do município e de outras cidades. Comentou ainda que o município registrou o recorde de novos casos na semana passada com 91 novos registrados e que o município está chegando ao pico da doença.

De março até agora a cidade registrou 419 casos, destes 257 recuperados. Foram cinco mortes, sendo a mais recente registrada ontem, fato também que levou o prefeito a externar condolência à família da vítima. O prefeito pediu para que todos se ajudem nesta “guerra” que está no 120º dia e ainda não acabou.

Medidas

Lunelli destaca que as medidas tomadas pela Prefeitura e o Comitê de Gestão do Combate ao Coronavírus, desde o início da pandemia, incluem a avaliação semanal da situação, a ampliação da testagem, os serviços de atenção básica, monitoramento de doentes, telemedicina e os protocolos de atendimento. “Aumentamos algumas restrições que se fazem necessárias e consequentemente a fiscalização”, completou.

O prefeito comenta ainda que o município tem uma das mais baixas taxas de contágio e mortalidade do Estado, porém, manter a situação sob controle é uma busca diária.

“Queremos proteger vidas e ao mesmo tempo evitar o desemprego. Mas para isso é preciso que a comunidade entenda que agora é hora de seguir todas as regras de prevenção e distanciamento. Sem aglomeros, sem exageros, com muito cuidado”, alertou.

CURTAS

Reparos

Segundo a Secretaria de Educação de Jaraguá grande parte das escolas e centros de educação infantil do município tiveram algum tipo de dano com a passagem do ciclone na região, semana passada. No total, 15 escolas e 15 centros foram mais afetados e precisam de consertos e reformas. A secretária de Educação Ivana Dias, calcula que o custo para as reformas passem de R$ 500 mil. Os reparos já estão acontecendo.

Mesa diretora

O presidente da Câmara de Jaraguá Dico Moser (MDB) renunciou na sessão virtual de terça-feira (7) para que fosse realizada uma nova eleição da mesa diretora da Casa. A renúncia fez parte de um acordo com o PP para que Celestino Klinkoski assumisse a Câmara até o fim do ano. Apesar da tentativa da oposição de eleger o vereador Magal (PSD), ele recebeu apenas quatro votos, enquanto que Klinkoski recebeu 6. Junto com Celestino, foram eleitos Marcelindo Gruner (PTB) para vice-presidente, Natália Petry (MDB) 1ª secretária e 2º secretário Dico Moser.

Drive-in

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu uma portaria no começo da semana que regulamenta os eventos no sistema drive-in no território catarinense. A portaria assinada pelo secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro, autoriza a realização de eventos públicos nesta modalidade – cinema, shows, apresentações teatrais e musicais – e estipula uma série de rigorosas normas que devem ser obedecidas pelos organizadores.

Cuidados

Entre as regras, estão a obrigatoriedade de uso de máscaras, aferição de temperatura e proibição para que os participantes deixem os veículos durante o espetáculo. Os gestores municipais podem decidir por medidas mais restritivas.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul