Lunelli encerra roteiro pelo Estado na semana marcada pelas prévias do MDB

Por: Áurea Arendartchuk

16/02/2022 - 06:02 - Atualizada em: 16/02/2022 - 08:16

O prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli, cumpre desde segunda-feira o último roteiro de visita a diversas cidades do Estado, antes das prévias do MDB, que vão definir o candidato da sigla ao governo do Estado. As prévias acontecem no próximo sábado (19).

Lunelli já passou por Gaspar e São Francisco do Sul, e até quinta-feira (17) também visitará Blumenau, Timbó, Ituporanga, Itajaí, Rio do Sul, Videira, Campos Novos, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê, Maravilha e São Miguel do Oeste. Na sexta-feira e no sábado, deve se encontrar com lideranças de Joinville, Jaraguá do Sul e região, onde o MDB concentra o maior colégio eleitoral do Estado e que primeiro declarou apoio à Lunelli para candidato ao governo do Estado.

Com um discurso de renovação e pregando a necessidade de uma gestão pública mais próxima do modelo bem sucedido nas empresas catarinenses, o prefeito e empresário tem sido muito bem recebido entre as lideranças do partido em todo o Estado.

Apesar das tentativas de impedir o avanço da candidatura de Lunelli por duas vezes com o adiamento das prévias e uma tentativa de suspensão, ele continua disposto a ir para a disputa eleitoral tendo apoio também do presidente do partido Celso Maldaner.

Educação em foco

• Educação em foco. Um novo pedido de informação destinado à Secretaria de Municipal de Educação, de autoria das vereadoras Sirley Schappo (Novo) e Nina Santin Camello (PP), foi aprovado na sessão de terça-feira (15) da Câmara de Jaraguá. O documento traz uma série de questionamentos que chegaram até as vereadoras por meio de denúncias, dentre estas o tamanho da fila de espera para as creches e as ações que a Prefeitura está tomando para diminuir o tempo de espera para uma vaga, entre outros questionamentos.

Sirley e Nina solicitam ainda, no mesmo documento, para que a lista de espera da Educação seja pública e acessível para qualquer pessoa acompanhar. Também houve uma série de reclamações de falta de professores no início deste ano letivo, e as vereadores querem saber quantos educadores faltaram e quem os substituiu na sala de aula.

Em Florianópolis

O prefeito de Schroeder Felipe Voigt (MDB), estará em Florianópolis nesta quarta-feira onde se reune com o secretário de Estado da Fazenda Paulo Eli. Na pauta do encontro, tratativas sobre o projeto da ponte da Avenida dos Imigrantes, grande obra para Schroeder, que deverá ser construída com recursos do Plano 1000. “Esse é o projeto que queremos tirar do papel com parte dos R$ 22 milhões que Schroeder deve receber do Estado”, ressalta o prefeito, salientando que a obra é de extrema relevância para o município.

Nova eleição

Após ficar 14 dias na presidência do Legislativo de Corupá, o vereador Felipe Rafaeli Rodrigues (PSDB), renunciou ao cargo e retorna para a Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social. Com isso, o primeiro secretário, vereador Benjamin Tamanini (MDB), assumiu o cargo de presidente em exercício e convocou os vereadores para eleição da mesa diretora para a próxima sessão, dia 21, conforme determina o Regimento Interno do legislativo.

A renúncia faz parte de um acordo político firmado entre lideranças do MDB, PSDB, PSD, PP e União Brasil, para compartilhar os quatro anos na presidência da Câmara de Vereadores de Corupá.