Justiça Eleitoral recebe mais de 206 mil novas urnas que serão utilizadas nas Eleições 2022

Foto: Divulgação/TSE

Por: Áurea Arendartchuk

29/06/2022 - 06:06 - Atualizada em: 29/06/2022 - 08:13

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do País receberam até o fim da semana passada 206.199 novos modelos de urnas eletrônicas, de um total de 224.999 previstas para serem entregues até outubro pela empresa Positivo Tecnologia. Ao todo, nas Eleições deste ano, serão utilizadas 577 mil urnas.

Segundo o Tribunal, 21 TREs já receberam a quantidade prevista de unidades dos novos equipamentos. Apenas os Regionais da Bahia, Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima, além do TSE, ainda aguardam o recebimento de algumas urnas.

Os novos aparelhos permitirão a renovação do parque da Justiça Eleitoral, já que a vida útil de uma urna eletrônica é de 10 a 12 anos. Para estas eleições, as urnas fabricadas em 2006 e em 2008 serão substituídas pelos novos modelos.

Licitação

Em julho de 2020, a empresa Positivo Tecnologia venceu a licitação para a produção dos novos modelos da urna eletrônica. Todas as fases de fabricação dos equipamentos são acompanhadas de perto pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral (Cotel) da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE.

As novas urnas modelo UE2020, além de um novo design, possuem um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior. O teclado foi aprimorado e a bateria terá duração por toda a vida útil do equipamento.

O terminal do mesário também passou por uma modernização: deixou de ter teclado físico e agora conta com tela sensível ao toque. Assim, enquanto uma pessoa vota, outra poderá ser identificada pelo mesário, o que aumenta o número de eleitores por seção ou diminui eventuais filas.

Acessibilidade

As novas urnas eletrônicas também contarão com novidades em termos de acessibilidade, uma voltada para pessoas com deficiência visual e outra para eleitores com deficiência auditiva.

Premiação

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, ontem, dois projetos de lei que liberam recursos para a concessão de prêmios aos vencedores do Festival Estudantil da Canção, realizado nos dias 22 e 23 de junho, e do Festival da Canção Sertaneja e Popular, realizado nos dias 24 e 25.

O evento ocorreu no Pequeno Teatro da Scar e aconteceu presencialmente e com transmissão ao vivo pelos canais da Prefeitura. Os projetos de lei foram aprovados por unanimidade e enviados ao Executivo para sanção do prefeito Jair Franzner.

Dengue

A Secretaria de Saúde de Guaramirim realizou no fim de semana o mutirão contra a dengue no bairro Vila Amizade. Cerca de 80% do bairro teve cobertura da ação, com um total de 437 casas visitadas. O próximo mutirão será realizado no bairro Imigrantes, no próximo sábado (2). Para o secretário da pasta Marcelo Deretti, a ação foi muito exitosa devido ao grande número de residências abrangidas e de materiais recolhidos.

A expectativa também é grande para o mutirão do próximo sábado que acontece das 8h às 15h. Desde semana passada, Guaramirim intensificou as ações contra a dengue devido ao aumento do número de focos do mosquito e a proximidade com Joinville que tem registrado uma infestação do mosquito e o crescente número de casos da doença entre a população daquela cidade.

Vacinação

Pais ou responsáveis poderão ser obrigados a apresentar comprovante de vacinação de crianças na hora de matriculá-las em escolas de educação infantil. É o que prevê projeto aprovado na terça-feira pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Agora o projeto segue para a Comissão de Educação.