Com 21 votos favoráveis e 19 contrários foi aprovado projeto de lei proibindo o consumo de cigarros eletrônicos e narguilés em espaços públicos fechados, parques e praças.

O projeto foi apresentado por integrantes da Escola Raul Pompéia, de Campo Erê, que participam da 29ª edição do Parlamento Jovem e a votação ocorreu semana passada no Plenário da Assembleia Legislativa.

Segundo os propositores da lei aprovada, o narguilé pode causar intoxicação por monóxido de carbono e o ácido benzóico, presente nos cigarros eletrônicos, causa inflamações nos pulmões, aumentando o risco de pneumonias graves.

“O cigarro eletrônico está em alta, há uma febre, com 10 minutos utilizando são 30 mg de nicotina ingeridas, equivalente a um maço e meio de cigarros, é muito prejudicial à saúde”, informou a deputada jovem Bruna Isadora Gerhardt.

O parlamento jovem da Alesc conta com representantes de oito escolas de diferente cidades do Estado. De Jaraguá do Sul são três estudantes de um total de 40.

Ronnie Lux toma posse na Câmara de Vereadores

O suplente de vereador Ronnie Lux (MDB), na foto à esquerda com o presidente do Legislativo Jair Pedri, tomou posse na Câmara de Jaraguá na manhã de ontem. Ele entra na vaga do vereador Onésimo Sell (MDB), que se afastou da função legislativa para assumir a presidência do Samae. Lux conquistou a segunda suplência do MDB na eleição de 2020 – atrás apenas de Natália Petry – com 871 votos. Essa foi a segunda eleição do administrador, que também foi candidato em 2016. Ronnie tem 45 anos e ocupava o cargo de diretor do Procon de Jaraguá.

 

Foto: Tiago Rosário/CMJS/Divulgação

Mutirão

Mutirão. O Hospital Santo Antônio, de Guaramirim, realizou mais um mutirão. Desta vez, foram realizados dez exames de endoscopia digestiva alta e dez colonoscopias. Segundo o secretário de Saúde do município Marcelo Deretti, nos próximos dez dias, a previsão é de que sejam realizadas 60 endoscopias e 60 colonoscopias, todas estas em pacientes de Guaramirim. Para isso, esta sendo usada a sala que foi inaugurada no dia 28 de abril, e que atende a uma demanda reprimida não somente no município, mas também em outras cidades da região.

Manual

Foi lançado esta semana o Manual da Propaganda Eleitoral das Eleições 2022, que está disponível no portal do TRE-SC. O manual é direcionado a operadores do Direito, candidatas e candidatos, partidos, federações, imprensa e público em geral. Para o juiz corregedor, desembargador Alexandre d’Ivanenko, o manual vem para traduzir, em uma linguagem mais simples, as principais regras que devem ser observadas na propaganda eleitoral com objetivo de facilitar o entendimento e evitar infrações pelos envolvidos no processo eleitoral.

Sessão itinerante

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou ontem a sessão ordinária nas dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no bairro Centenário. O requerimento para a realização do evento foi de autoria dos vereadores Jair Pedri (PSD), Anderson Kassner (PP) e Luís Fernando Almeida (MDB) e atendeu a um pedido da direção da Apae. A iniciativa teve o propósito de aproximar as duas instituições e levar a experiência de uma sessão do Legislativo aos usuários da Associação.