Jaraguá do Sul poderá comprar vacinas contra a Covid-19

Foto Divulgação PMJS

Por: Áurea Arendartchuk

18/03/2021 - 05:03

A Câmara de Jaraguá aprovou esta semana a participação do município no Protocolo de Intenções do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar). A iniciativa é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e como objetivo adquirir vacinas contra a Covid-19 para as cidades que aderiram ao Consórcio.

Após a sua ratificação, o protocolo de intenções vai se converter em um contrato de consórcio público.

A partir daí, a Prefeitura de Jaraguá do Sul poderá comprar – por intermédio do Conectar – as vacinas necessárias para combater a Covid-19. Também vai atender eventuais demandas por medicamentos, equipamentos e insumos que sejam necessários aos serviços públicos municipais de saúde.

Participação

O Conectar conta com o interesse de 1.703 municípios brasileiros, abrangendo mais de 125 milhões de pessoas – cerca de 60% da população brasileira.

A Prefeitura de Jaraguá, assim como as demais integrantes do Consórcio, demonstra a urgência na vacinação da população, não só para frear o iminente colapso da Saúde – evitando mortes por desassistência – mas também para retomar a atividade econômica, a geração de emprego, a renda e o convívio social.

Prefeito Lunelli destaca ações de combate à pandemia

O prefeito de Jaraguá Antídio Lunelli (MDB) conduziu reunião virtual com os vereadores da base, na manhã de ontem (17) para abordar os encaminhamentos que o Município está fazendo em relação ao combate à pandemia do novo coronavírus.

O prefeito esclareceu aos vereadores sobre os investimentos que já foram feitos desde março do ano passado e o que estão sendo feitos agora.

A presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid e chefe de Gabinete Emanuela Wolff, esclareceu sobre assuntos levantados pela população, como é o caso do tratamento precoce. O vice-prefeito Jair Franzner e o secretário de Administração Argos Burgardt, também participaram da reunião.

Foto: Divulgação

 

Energia elétrica

O Vereador Luís Fernando Almeida (MDB) protocolou uma Moção de Apelo ao Governo de SC e a Celesc para que providencie a ampliação da rede de energia elétrica aos moradores que residem em loteamentos em processo de regularização fundiária, em Jaraguá.

O vereador já foi diretor de Habitação na Prefeitura, comenta que o setor de Regularização Fundiária por diversas vezes oficializou a Celesc para que providencie a ampliação de rede a essas famílias para que possam ter acesso a energia elétrica. A moção deve ir para votação nesta quinta-feira (18).

Ampliação

O prefeito de Guaramirim Luís Chiodini (PP) vai enviar nesta quinta-feira para a Câmara de Vereadores, um projeto de lei complementar para alterar para nove dias corridos o afastamento por motivo de luto (cônjuge, pai, mãe ou de filho) para os servidores públicos municipais.

Segundo o prefeito, somente os professores têm esse direito que agora poderá ser assegurado para todos os funcionários. Atualmente os demais servidores (exceto professores) têm direito a dois dias de afastamento em razão de luto e até três dias em virtude de casamento.