Jaraguá do Sul deve adotar novo modelo de estacionamento rotativo até o segundo semestre do ano

A Prefeitura de Jaraguá do Sul vai lançar o edital de prestação de serviços do estacionamento rotativo no município e a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo é a responsável por todo este processo.

A intenção é que o novo sistema esteja em funcionamento no segundo semestre deste ano. O secretário de Planejamento e Urbanismo Eduardo Bertoldi, apresentou o assunto durante a reunião mensal da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) esta semana.

Bertoldi comenta que o contrato com a atual empresa que detém a concessão do serviço terminou, mas foi renovado temporariamente, até que o novo sistema entre em funcionamento.
Segundo o secretário, estão previstas uma série de mudanças que vão tornar o estacionamento mais eficiente, tecnológico e com preço justo.

Uma das diferenças em relação ao sistema atual é que o contrato não será mais de concessão, mas sim de prestação de serviços, o que significa que a arrecadação ficará com o Município, que poderá utilizar em ações voltadas à melhorias no trânsito e revitalização dos equipamentos urbanos.

Pelo atual sistema, a empresa que venceu o serviço em 2011 repassa uma mensalidade de pouco mais de R$ 6 mil para a Prefeitura e fica com o restante da arrecadação.

Número de vagas

Hoje o estacionamento rotativo está implantado em 23 ruas e tem um total de 1.145 vagas. Já o novo sistema prevê a ampliação em mais 11 trechos destas 23 ruas, totalizando 2.048 vagas.

Estudo feito pela Secretaria de Planejamento apontou mais ruas para receber o sistema: Rua Padre Franken, Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, Rua Ângelo Schiochet, Rua Marina Frutuoso, Rua Leopoldo Manke, Rua Leopoldo Malheiro, Rua Governador Jorge Lacerda, Rua Luiz Kienen, Rua Erich Doubrava, Rua Clemente Marcato e Rua Ferdinando Padri.

A ideia no novo modelo será que o motorista possa consultar os locais com vagas disponíveis por aplicativo de celular ou por link no site da Prefeitura.

Foto: Divulgação

Estrutura

O novo sistema terá 75 parquímetros instalados em pontos estratégicos na área de abrangência do rotativo, uma média de um equipamento para cada 25 vagas.

De acordo com Eduardo Bertoldi, além dos modos já conhecidos dos usuários (aplicativo de telefone celular ou com moeda diretamente no parquímetro), o pagamento pela utilização da vaga terá outras opções no novo edital: por meio de cartão de recarga (TAG), com o uso de cartões de débito ou crédito e nos postos de venda instalados em estacionamentos comerciais que queiram aderir ao serviço. Os valores a serem cobrados estão sendo definidos.

O número de áreas especiais para estacionamento de motocicletas será ampliado e haverá cobrança por estes espaços também. O monitoramento será feito por veículos equipados com OCR e 14 agentes contratados pela empresa.

Foto: Divulgação

Condomínio deve ser entregue em agosto

A convite dos representantes da superintendência da Caixa Econômica Federal, construtora responsável pela retomada da obra e o setor de Habitação da Prefeitura de Jaraguá, o vereador Luís Fernando Almeida (MDB) visitou a estrutura do Residencial Santa Luzia esta semana.

A previsão é que em agosto o empreendimento seja entregue para cerca de 155 famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha vida.

Quando Almeida foi diretor de Habitação da Prefeitura de Jaraguá até 2020 chegou a ir para Brasília com o deputado federal Carlos Chiodini (MDB) para solicitar ao Ministério do Desenvolvimento Regional, recursos para a conclusão das obras do residencial.

Após tratativas, entre a Prefeitura e o governo federal foram aportados valores para a conclusão do condomínio. Como atual vereador e líder de governo na Câmara jaraguaense, o parlamentar foi convidado a verificar o andamento dos trabalhos.

Governador lamenta morte de empresário

O governador do Estado Carlos Moisés (PSL) lamentou na sexta-feira (19), por meio de suas redes sociais, a morte do empresário Julio Tedesco em decorrência da Covid-19. Tedesco faleceu no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, aos 73 anos. Em mensagem postada no Twitter, o governador destacou que Tedesco construiu uma brilhante história na área industrial e no turismo de SC.

O empresário foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do turismo em Balneário Camboriú. Implantou o Parque Unipraias, a Marina Tedesco e vários outros empreendimentos ao longo de mais de 50 anos na cidade. Também era reconhecido na área industrial por suas atividades relacionadas a produção de papel e celulose em Caçador.