Grupo de trabalho vai intensificar ações de fiscalização ambiental na Bacia do Rio Itapocuzinho

Foto: Divulgação/Amvali

Por: Áurea Arendartchuk

07/12/2021 - 06:12 - Atualizada em: 07/12/2021 - 08:19

A região passará a contar a partir de agora com um grupo permanente de trabalho que vai intensificar e tornar mais efetivas as ações de fiscalização ambiental na Bacia do Rio Itapocuzinho.

Farão parte do grupo representantes da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA/Codam) de Jaraguá do Sul, do Comitê da Bacia do Itapocu, da Amvali, da Fujama, da Secretaria de Saneamento e Gestão Ambiental de Schroeder, da Fundação do Meio Ambiente de Guaramirim (Famag), da Defesa Civil de Guaramirim e da Águas de Guaramirim.

A finalidade é facilitar a fiscalização, em caso de constatação de poluição. Qualquer cidadão, identificando casos, pode registrar por meio de vídeo ou fotografia, encaminhando-o a qualquer um dos órgãos relacionados, integrantes da rede de fiscalização.

O assunto foi discutido no final de novembro em reunião realizada sede do Ministério Público de Jaraguá do Sul e com a presença dos representantes que integram o grupo de trabalho formado naquela ocasião.

Também foi apresentado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica o Plano de Controle e Monitoramento do Lançamento de Efluentes na Sub-bacia Hidrográfica do Rio Itapocuzinho, que identifica, classifica e localiza todas as empresas com potencial de emissão de poluição hídrica existentes.

Lunelli tem apoio da Amvali para candidatura ao governo

O prefeito Antídio Lunelli (MDB) participou na sexta-feira passada da assembleia da Amvali em Barra Velha. Na ocasião, presidente da entidade, prefeito de São João do Itaperiú Clezio Fortunato (MDB), passou a presidência ao prefeito de Barra Velha Douglas Elias da Costa (PL). Clézio deve tentar a presidência da Fecam em 2022.

Os prefeitos da Amvali declararam apoio à candidatura de Antídio ao governo do Estado. Estavam na assembleia, os prefeitos de Massaranduba Armindo Sesar Tassi (MDB), de Schroeder Felipe Voigt (MDB), de Barra Velha Douglas Eias, de São João do Itaperiú Clézio Fortunato e de Corupá Luiz Carlos Tamanini (MDB). O prefeito de Guaramirim Luís Chiodini (PP) não compareceu porque tinha outros compromissos. Na foto, os prefeitos Clézio e Antídio.

Foto: Divulgação

Estudantes

O Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi apresentou em reunião realizada na Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a proposta de oferecer palestras e eventos para os estudantes do novo ensino médio, por meio da Escola do Legislativo da entidade. Participaram da reunião a presidente e a secretária do colegiado, vereadoras Nina Santin Camello, de Jaraguá, e Maria Rosana Zermiani Franz, de Guaramirim, o presidente da Avevi vereador de Corupá Lairton Muller, o coordenador Regional de Educação, Fernando Alflen e o supervisor Leopoldo Diehl Filho.

Orientação

A ideia é levar a partir do próximo ano, eventos de orientação sobre prevenção ao suicídio, Outubro Rosa, violência contra a mulher (Lei Maria da Penha), Procuradoria da Mulher, participação feminina na política, e outros temas que serão discutidos pelo colegiado, com a participação da CRE, diretores, professores e alunos. Nas primeiras reuniões do próximo ano, as vereadoras deverão elaborar um plano de atividades com as ações a serem realizadas nas escolas.