Governo do Estado reabre o edital para duplicação de trecho da SC-108

Por: Áurea Arendartchuk

18/02/2022 - 06:02 - Atualizada em: 18/02/2022 - 08:09

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade vai reabrir o edital de licitação para a obra de duplicação da SC-108, trecho de 15 quilômetros entre Guaramirim e Massaranduba. Isto deve acontecer até o 25 deste mês, conforme afirmou o secretário de Estado Infraestrutura Thiago Vieira, durante reunião esta semana com o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB).

“Viemos aqui fazer essa audiência e nada melhor do que sair com a confirmação do edital. Há uma cobrança de toda a comunidade. É uma obra estruturante muito importante para toda a região. São mais de 15 mil veículos que trafegam por dia nesse trecho. O problema no edital foi corrigido, inclusive com a diminuição do custo prévio”, relatou o deputado.

O edital de duplicação foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 6 de dezembro do ano passado, mas o processo foi interrompido para retificação do orçamento referencial, depois de um pedido de impugnação.

“Houve um pedido de impugnação quando publicamos o edital e verificamos que havia de fato composições que precisavam ser corrigidas. Fizemos as correções, o orçamento está finalizado e o compromisso do governo é de até a sexta-feira da próxima semana publicar o edital”, disse o secretário Thiago Vieira.

A obra consiste na reabilitação do trecho da rodovia SC-108 com ampliação da sua capacidade por meio de duplicação. O prazo de execução será de três anos.

Ligação entre Pomerode e Jaraguá do Sul

Outro ponto cobrado pelo deputado Caropreso na reunião com o secretário Estado Infraestrutura foi a obra de revitalização da SC-110, entre Pomerode e Jaraguá do Sul. Contratada no final de outubro, a obra ainda não iniciou devido a questões ambientais que estão sendo resolvidas pela empresa que venceu a licitação. O secretário Thiago Vieira informou que a expectativa é que as máquinas comecem a trabalhar já no próximo mês.

Em Guaramirim

O comando do Executivo de Guaramirim estará com o vice-prefeito Osvaldo Devigili (União Brasil) durante 30 dias. Este é o período em que o prefeito Luís Antonio Chiodini (PP), de azul na foto, ficará afastado em período de férias. A transmissão do cargo foi realizada na terça-feira (15) na Prefeitura, e contou com a presença de todos os secretários municipais.

“Saio de férias com a certeza e a segurança de que Guaramirim continuará sendo bem cuidada. Confio muito no trabalho do meu vice e dos meus secretários. A equipe é forte, é boa, e vai continuar trabalhando pela nossa cidade”, afirmou Chiodini.

Devigili, que também é Secretário de Infraestrutura, afirmou que a intenção é dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

 

Servidão

O vereador Anderson Kassner (PP) apresentou esta semana uma situação que de tempos em tempos volta a ser discutida na Câmara jaraguaense: obras e melhorias em servidões da cidade. Por impedimento legal, o poder público não pode realizar trabalhos nessas servidões por serem consideradas locais privados. “Entendemos a indignação das pessoas que pagam tributos, mas é uma questão de lei, o Ministério Público não deixa”, ressaltou Kassner ao abrir sua fala sobre a melhoria na iluminação de ruas.

Recorrente

Em março do ano passado, o vereador Jair Pedri (PSD), atual presidente da Casa, sugeriu convidar os promotores de Justiça para explicar à população o motivo da proibição da realização de obras em servidões. Na época ele relatou que muitos moradores cobram dos vereadores uma resposta com relação ao impasse. Para Pedri, os moradores de servidões deveriam ter o direito à pavimentação, patrolamento e colocação de macadame por parte da Prefeitura, já que eles pagam impostos ao município.