Governo de SC deve destinar recursos para recuperação da rua Carlos Oeschler, entre Jaraguá do Sul e Guaramirim

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

03/08/2021 - 06:08

O governo do Estado confirmou a destinação de recursos a Jaraguá do Sul para obra de recuperação da rua Carlos Oechsler, no bairro Ilha da Figueira.

A destinação, conforme informou o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), é em resposta à reivindicação feita por ele à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade para que sejam repassados recursos para a recuperação da via.

Estes recursos, ainda segundo Caropreso, foram incluídos pela Secretaria da Fazenda no Orçamento do Estado para o ano que vem. “Mais uma etapa vencida. Os recursos estão alocados e já comunicamos o prefeito sobre isso”, afirmou o parlamentar.

A via foi a única opção dos motoristas para desviar do trecho interrompido na SC-108, entre Guaramirim e Massaranduba, quando ocorreu a queda de uma barreira em 2019. O tráfego intenso de veículos causou sérios danos à pavimentação e drenagem da rua que liga Jaraguá a Guaramirim.

Desde 2019, os prefeitos de Jaraguá Antídio Lunelli (MDB) e de Guaramirim Luis Antônio Chiodini (PP) solicitavam que o governo fizesse os reparos nas vias afetadas.

A prefeitura de Jaraguá chegou inclusive a fazer alguns reparos emergenciais para manutenção da Carlos Oeschler.

Vacina: Lunelli apela para que pessoas tomem a 2ª dose

O prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli (MDB) tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19, na manhã de ontem. Ele chegou na Central de Vacinação por volta das 9h, pegou senha, conversou com pessoas que estavam no local e com o pessoal da equipe de imunização e aguardou cerca de 15 minutos para ser chamado.

Após receber a segunda dose, mandou um recado para todas as pessoas que ainda não completaram a imunização: “Venho fazer um apelo, pois temos mais de mil pessoas que não vieram tomar a segunda dose. Estamos com toda a equipe de vacinação esperando, uma estrutura bem montada para dar mais agilidade ainda. Nós precisamos eliminar este vírus aqui do nosso município. Não deixe de vir tomar a segunda dose e completar a vacinação”, disse o prefeito.

 

Foto: Divulgação

Fretamento

Volta hoje para a pauta e 2ª discussão na Câmara de Jaraguá, o Projeto de Lei de autoria do Executivo que fixa normas para execução dos serviços de transporte escolar e de transporte de passageiros sob regime de fretamento. O projeto, que tem gerado polêmica entre os donos de empresas de fretamento, recebeu 5 emendas de vereadores e também devem ser votadas hoje.

Manifestações

Milhares de pessoas foram às ruas, em várias cidades brasileiras, no domingo (1º), em uma manifestação pelo voto impresso auditável nas eleições de 2022. Em Jaraguá do Sul, o ato contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas e foi na Praça Ângelo Piazera.

Levantamento

A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, segue com a atualização de dados da cartografia municipal e geração de produtos para a formação e manutenção de bancos de dados espaciais e alfanuméricos. O levantamento iniciou em março de 2020 por empresa licitada.

Campo

Um dos produtos que teve ação em campo a partir de segunda-feira (2), é o Cadastro Técnico Dirigido. O objetivo é atualizar as informações prediais – que compõem o Cadastro Técnico Municipal – de dez mil cadastros territoriais que apresentaram inconsistência no registro da área predial. Estas inconsistências foram geradas através da confrontação do banco de dados territorial e predial urbano com o levantamento fotográfico aéreo que determinou alterações de incremento e supressão de construções no perímetro urbano.