Governador destaca empreendedorismo na produção de respiradores pela WEG

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

19/06/2020 - 06:06

O governador do Estado Carlos Moisés (PSL) visitou na quinta-feira (18) a fábrica da WEG, em Jaraguá do Sul, para conhecer a linha de produção de ventiladores pulmonares adaptada pela empresa. Estes equipamentos são fornecidos à rede hospitalar catarinense para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Acompanhado do presidente da Companhia Harry Schmelzer Jr, o governador agradeceu aos funcionários envolvidos na fabricação dos equipamentos e emocionado ressaltou a importância do trabalho da WEG nesta operação.

“Essa força e inovação do nosso Estado fazem a diferença. É isso que nos faz alcançar os melhores resultados no enfrentamento à doença. A empresa se reinventou e mostrou para os catarinenses que é possível fazermos diferente. Vocês aqui não estão só trabalhando, estão salvando vidas”, destacou Moisés com a voz embargada.

Durante o encontro, o chefe do Executivo estadual também ressaltou a importância do empreendedorismo da multinacional catarinense neste momento de enfrentamento à pandemia. Até o momento a WEG já entregou 270 ventiladores pulmonares para o governo de Santa Catarina e até o final de junho entregará mais 230 equipamentos para o Estado. A WEG também firmou contrato para fornecer 950 ventiladores pulmonares para o Ministério da Saúde.

Segundo o governador, o reforço e ampliação de leitos de UTI da rede pública é uma das prioridades do governo do Estado neste período. Desde o início da pandemia, já foram criados mais de 500 novos leitos em SC para o tratamento de doentes da Covid-19.

Acompanharam a visita o chefe da Casa Civil Amandio João da Silva Júnior, o secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro, o secretário executivo de Comunicação Gonzalo Pereira, o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) e o presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) Luis Hufenüssler Leigue.

Pleitos para região

O presidente da Acijs e do Centro Empresarial, Luís Hufenüssler Leigue, reforçou ao governador os pedidos da classe empresarial quanto à continuidade dos serviços de duplicação do trecho estadualizado que corta regiões urbanas entre Guaramirim e Jaraguá do Sul, especialmente quanto à garantia de implantação de obras de arte como dois elevados nas proximidades da Pikolin Estofados (antiga Mannes) e na Ponte do Portal.

Outro pleito da Acijs visa assegurar o apoio do governo do Estado aos dois hospitais filantrópicos do município – São José e Jaraguá – com recursos para a manutenção dos serviços, que atendem mais de 70% dos pacientes pelo SUS, e no credenciamento de especialidades como a cardiologia.

“São projetos importantes nas áreas de infraestrutura e saúde que esperamos contar com a contrapartida do Estado diante da importância econômica da região”, afirmou Luís Leigue.

Auxílio aos clubes de futebol

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (17) Projeto de Lei, que suspende, durante a pandemia de Covid-19, os pagamentos das parcelas devidas pelos clubes ao Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut). O texto segue agora para análise do Senado.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo e a suspensão das parcelas é defendida como uma maneira de trazer alívio a essas entidades neste momento. Em SC, as atividades dos clubes de futebol estão suspensas desde março até o começo de julho..

CURTAS

Baixa

Abraham Weintraub não é mais o ministro da Educação. O comunicado foi feito na tarde de ontem por ele e pelo presidente Jair Bolsonaro em um pronunciamento em vídeo. Weintraub assumiu o cargo em abril do ano passado após a demissão de Ricardo Vélez Rodríguez. A pressão pela saída do cargo cresceu ao longo da gestão e foi encorpada por diversos setores. A primeira grande reação ao nome do ex-ministro começou no ano passado, quando ele determinou o contingenciamento de recursos destinados a universidades públicas. Esta é a quarta baixa de um ministro neste ano no governo Bolsonaro.

Castração

Os vereadores jaraguaenses aprovaram, em sessão online na quarta-feira (17), o projeto de lei que remaneja R$ 300 mil para o Programa de Vigilância em Saúde. Os recursos vêm do superávit financeiro apresentado pelo Executivo em 2019 e serão utilizados para custear serviços de castração de animais domésticos. Essa é uma demanda recorrente na Câmara de Vereadores e que levou vários parlamentares a solicitarem mutirões de castração e que foram atendidos pela Prefeitura. A maior preocupação é com o descontrole da reprodução de animais abandonados nas ruas do município.

Reconhecimento

Michelle Bolsonaro, esposa do Presidente Jair Bolsonaro, usou as redes sociais para elogiar o trabalho de Késia Martins da Silva, esposa do governador Carlos Moisés, a frente da Rede Laço de Voluntariado. O trabalho liderado pela primeira dama de Santa Catarina já conta com 500 voluntários que vem mobilizando serviços e ações em meio à pandemia. Uma das entidades beneficiadas foi o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, que recebeu doação de máscaras para colaboradores, doadores de sangue e pacientes.

Fórum

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), além de entidades representativas, trabalham na criação do Fórum de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina. Esta semana estiveram reunidos representantes da Facisc e da Secretaria com objetivo de dar continuidade a proposta de articular ações entre o poder público, sociedade civil e setor produtivo.

Conselho

A aproximação deve ser representada por um Comitê Executivo para que as primeiras ações elaboradas possam ser apresentadas ao governador Carlos Moisés, nos próximos dias. Dentro da proposta, também está prevista a criação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cedec). O objetivo é a atuação efetiva junto aos municípios de forma a ouvir e atender as demandas de cada região, para que um planejamento estratégico de ações e metas seja estabelecido em prol do desenvolvimento econômico das cidades catarinenses.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul