Franzner realiza primeira troca de secretariado desde que assumiu a Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Áurea Arendartchuk

21/06/2022 - 06:06 - Atualizada em: 21/06/2022 - 08:26

O prefeito de Jaraguá do Sul Jair Franzner (MDB), fez sua primeira alteração no primeiro escalão de seu governo desde que assumiu há 75 dias, com a renúncia de Antídio Lunelli. E as mudanças integram pastas importantes da Prefeitura jaraguaense, dentre estas a Saúde e o Samae.

Conforme Franzner anunciou o atual secretário da Saúde Alceu Moretti deixará a pasta para assumir o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), a partir de 1° de julho, em substituição ao empresário Gustavo Roweder. No lugar de Moretti na Secretaria de Saúde, assume a atual diretora Administrativa da Saúde Vanessa Sc

Outra mudança acontecerá na Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. O atual secretário, André de Carvalho Ferreira, deixará o cargo no fim deste mês. Em seu lugar, assumirá Niura Demarchi dos Santos, atual diretora de Planejamento do Município, ex-vereadora e ex-senadora.

O prefeito Jair Franzner agradeceu a dedicação de André de Carvalho e do empresário Gustavo Roweder que deixará o setor público para administrar negócios pessoais e disse ambos contribuiram para o desenvolvimento do Município e trouxeram resultados efetivos para a administração municipal e comunidade.

Crise na Saúde

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de SC realiza nesta terça-feira (21), às 9h, audiência pública para tratar da sobrecarga do sistema de saúde que resulta na falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.

O debate foi proposto pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).
O deputado explica que a realização de uma ampla discussão, diante da gravidade da situação, foi solicitada pela Associação Catarinense de Medicina e demais entidades médicas. No dia 3 de junho o governo do Estado decretou situação de emergência em saúde para agilizar a abertura de mais leitos e a contratação de profissionais.

Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) atualizados na manhã de segunda-feira (20), a taxa de ocupação de leitos pediátricos de UTI pelo SUS era de 94,85%, sendo que para as regiões do Grande Oeste, Meio Oeste, Serrana, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis a ocupação era de 100%. A situação é ainda mais grave no caso de UTI neonatal, com 98% dos leitos ocupados, havendo apenas três disponíveis em todo o Estado.

146 Anos de Jaraguá

A Prefeitura de Jaraguá do Sul realiza na próxima quinta-feira (23), às 9h, a apresentação do calendário de eventos alusivos aos 146 anos de Jaraguá do Sul. Será no auditório da Arena Jaraguá.

Securitizadoras

A Câmara dos Deputados aprovou na semana passada a Medida Provisória 1103/22, que estabelece um marco regulatório das companhias securitizadoras. A MP também cria a Letra de Risco de Seguro (LRS) para ampliar as opções de diluição do risco de operações de seguros, previdência complementar, saúde suplementar ou resseguro. O texto será enviado ao Senado.