Eleitorado brasileiro ganha mais de 1,5 milhão de pessoas aptas a votar em 2022

Foto: Divulgação/Arquivo OCP

Por: Áurea Arendartchuk

11/05/2022 - 06:05 - Atualizada em: 11/05/2022 - 08:26

O Brasil teve um incremento de um milhão e meio de eleitores no mês de abril quando comparado a março de 2022. Segundo as estatísticas eleitorais por sexo e faixa etária divulgadas na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 30 de abril, o país contava com 149.836.269 eleitores, sendo 79.224.596 mulheres e outros 78.444.900 homens.

O aumento total foi de 1.508.873 pessoas em comparação ao mês de março deste ano, quando o eleitorado era de 148.327.396. Cabe destacar, contudo, que esses dados são preliminares e que a classificação das idades do eleitorado é realizada com base na data de extração dos dados. Nesse caso, a referência é o dia 30 de abril de 2022.

O cadastro eleitoral para as Eleições 2022 se encerrou na última quarta-feira (4); porém, os números finais do eleitorado apto a votar este ano serão conhecidos no dia 11 de julho, data prevista no calendário eleitoral para que o TSE divulgue, na internet, o quantitativo de eleitoras e eleitores por município.

Alguns números chamam atenção, em especial quanto aos jovens com 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo. Em março, o eleitorado total apto a votar nessa faixa etária era de 1.051.184 eleitores, sendo 732.033 jovens com 17 anos e 319.151 com 16 anos. Esse quantitativo teve um crescimento significativo em abril, de 54,3%, indo para 1.622.732 jovens, com 1.038.321 eleitores com 17 anos e 584.411 com 16.

Os dados do eleitorado com 70 anos ou mais – para os quais o voto também é facultativo – se mantiveram praticamente estáveis: em março, o Brasil contava com 12.876.107 eleitores dentro dessa faixa etária; em abril, o número registrado passou para 12.955.330.

 

MDB de Joinville entra na campanha por Lunelli

O pré-candidato ao governo do Estado pelo MDB Antídio Lunelli, esteve ontem em Joinville onde participou da homenagem pelos sete anos de falecimento do ex-governador Luiz Henrique da Silveira. O ex-prefeito Udo Döhler, um dos coordenadores da campanha, acompanhou Lunelli nos compromissos, assim como os vereadores Claudio Aragão, Henrique Deckmann e Adilson Girardi.

No município, o pré-candidato conversou com a imprensa e bancada emedemista, além de visitar a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Hospital São José, a Apae, a Câmara de Vereadores e o Cemitério Municipal de Joinville, onde lembrou o legado de LHS. A viúva de Luiz Henrique, um dos maiores líderes da história do MDB, Ivete Appel da Silveira, também esteve no local. Joinville foi a primeira a demonstrar apoio à candidatura do empresário, através de lideranças locais do partido.

Foto: Divulgação

 

Nova sede da Câmara

A Câmara de Vereadores de Jaraguá aprovou ontem, em votação única, projeto de resolução que cria a Comissão Especial para o estudo da construção da nova sede da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O projeto é de autoria dos vereadores Ademar Winter (PSDB), Jeferson Cardoso (UB), Jonathan Reinke (Podemos), Luís Fernando Almeida (MDB), Nina Camello (PP), Onésimo Sell (MDB), Osmair Gadotti (MDB), Rodrigo Livramento (Novo), Sirley Schappo (Novo) e do presidente da Casa Jair Pedri (PSD).

Conforme o texto, por conta da necessidade de planejamento administrativo e financeiro da Câmara fica criada a Comissão Especial que terá por finalidade estudar, avaliar e propor a construção de nova sede do Legislativo. A comissão será composta por seis membros e os trabalhos terão duração de 90 dias.

Hospitais

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e o novo presidente da Associação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina (Ahesc) Maurício Souto-Maior estiveram reunidos recentemente na sede da entidade. Souto-Maior, que também é diretor do Hospital São José, de Jaraguá do Sul. foi empossado presidente da Ahesc no dia 26 de abril. Entre os assuntos discutidos na reunião estiveram as demandas do setor hospitalar com a implementação da nova Política Hospitalar Catarinense, que garante repasse mensal de recursos para hospitais filantrópicos conforme o porte e realização de procedimentos, e a urgente necessidade de reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas.