Diminuição de casos de Covid permite nova flexibilização de regras em Jaraguá do Sul

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

12/09/2020 - 06:09

O Comitê de Combate ao Coronavírus de Jaraguá do Sul anunciou na sexta-feira (11) a flexibilização de algumas atividades econômicas e adaptação de outras regras conforme as portarias editadas pelo governo do Estado.

Essa nova flexibilização, que foi mais intensa esta semana com a liberação do transporte coletivo, por exemplo, é decorrente do controle da pandemia e da queda na curva de contágio pela doença no município há mais de um mês.

Entre as principais mudanças está a permissão para apresentações de música ao vivo, de dupla ou individual e a extensão para às 23h do horário de funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes.

Até o dia 28 de setembro, permanecem suspensos cinemas, museus, teatros, casas noturnas, parques temáticos e circos.

O decreto com as mudanças foi publicado na sexta-feira (11) pela Prefeitura de Jaraguá do Sul.

A flexibilização de algumas atividades, segundo o Comitê de Enfrentamento da doença, foi uma reivindicação do setor e que agora pode ser atendida levando em consideração os dados registrados no município nas últimas cinco semanas.

“Nosso município tem os melhores indicadores do Estado. Estamos cumprindo com nossa missão adotando ações estrategicamente pensadas desde o início da crise. Também tivemos nesta semana a abertura da estrutura de atendimento a pacientes com suspeita de coronavírus dentro do Hospital São José. Isso tudo nos dá a tranquilidade para avançarmos um pouco mais na nossa nova normalidade”, avalia a presidente do Comitê Emanuela Wolff.

Atividades esportivas

Atividades esportivas recreativas, como jogos de futebol, permanecem proibidas por determinação do governo do Estado, que incluiu Jaraguá em uma região composta por 19 outras cidades, como Joinville, e com isso o município ainda está classificado como em estado gravíssimo.

O Comitê aguarda uma posição do Estado sobre possível nova análise da situação até porque Jaraguá do Sul tem o mais baixo índice de letalidade entre as 13 maiores cidades de SC e também a mais baixa curva de contágio de coronavírus.

A fiscalização das regras é de responsabilidade das equipes de Vigilância Sanitária, de Fiscalização de Posturas e das equipes de Segurança Pública.

 

PTB definiu nomes

O PTB de Jaraguá realizou na quinta-feira a convenção para escolha da nominata de candidatos. No encontro, o partido definiu 17 candidatos à Câmara para eleição proporcional e que vai apoiar, na majoritária a chapa de Antídio Lunelli do MDB– que deve ser oficializada neste sábado em convenção. O PTB é partido da base governista desde 2016. O presidente do partido e vereador Marcelindo Gruner também foi confirmado como candidato à reeleição.

Convenção do PSDB

O diretório do PSDB de Jaraguá realiza no domingo, sua convenção a partir das 9h na sede da Associação de Moradores da Vila Lalau. Segundo o presidente Ivo Schmitt Filho, os tucanos vêm com time completo para a disputa de vagas no Legislativo e deve decidir quem vai apoiar à majoritária.

Candidatura

O Patriota de Guaramirim realiza convenção para homologação das candidaturas no domingo, às 10h, na Câmara de Vereadores da cidade. O partido tem como pré-candidato a prefeito o vereador Ramon Castro.

CURTAS

Serviços digitais

Santa Catarina ocupa o primeiro lugar na oferta de serviços públicos de forma digital, ao lado de Minas Gerais. Este foi o resultado do ranking de Oferta de Serviços Públicos Digitais, promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia (ABEP) e o Conselho Nacional dos Secretários de Administração e Planejamento (Consad), com o apoio metodológico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) publicado esta semana.

Posição

O governador Carlos Moisés comemorou a posição catarinense no ranking e destacou que uma das principais bandeiras de sua gestão é o aprimoramento dos serviços públicos por meio da inovação e tecnologia. Atualmente os serviços disponibilizados de forma digital são o Detran Digital, Jucesc Digital, licença ambiental pela internet, Delegacia Digital, matrículas online, uso da plataforma Google For Educations para aulas online pela rede pública e Protocolo Digital.

Maus-tratos

A prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de cachorros e gatos poderá ser punida com pena de reclusão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. Lei que ampara os animais foi aprovada esta semana no Senado e segue para sanção.

Ensino

Outro projeto aprovado cria o Programa Nacional de Auxílio às Instituições de Ensino da Educação Básica. A proposta vai à Câmara dos Deputados.

Validade

A isenção da responsabilidade de agente público durante a pandemia do coronavírus, prevista na MP 966/2020, perdeu a validade na quinta-feira. Publicada pelo governo em maio, a MP não chegou a ser votada no Congresso. Com a queda da medida, o Congresso tem 60 dias para editar um projeto de decreto legislativo para regulamentar as situações jurídicas durante a vigência da norma.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul