CPI do Samae terá transmissão ao vivo de oitivas na Câmara jaraguaense

Foto: Divulgação/Câmara de Jaraguá do Sul

Por: Áurea Arendartchuk

04/11/2022 - 06:11 - Atualizada em: 04/11/2022 - 08:05

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga supostas irregularidades no Samae de Jaraguá do Sul decidiu que algumas das oitivas que estão sendo realizadas pela CPI terão transmissão ao vivo pela TV Câmara jaraguaense.

As transmissões começam a ser feitas a partir desta sexta-feira (4). A primeira testemunha começará a ser ouvida às 8h e mais duas estão previstas para o mesmo dia.

O presidente da CPI, vereador Osmair Gadotti, ressalta que apenas as oitivas de pessoas que possuem ou possuíam cargos em comissão na autarquia serão transmitidas ao vivo.

Ele destaca também que alguns depoimentos acontecerão sem transmissão, que são os de depoentes que não têm e nem tiveram cargos comissionados no Samae. A medida leva em conta a segurança e a qualidade das investigações. Entretanto, todos os vídeos de todas as oitivas serão postados na íntegra no canal da TV Câmara Jaraguá do Sul no Youtube a partir do dia 10 de novembro.

Os nomes das pessoas que prestarão depoimento com transmissão ao vivo não serão divulgados antecipadamente, para que não haja nenhum tipo de coação ou situação semelhante. Gadotti ainda avisa que, para preservar o bom andamento dos trabalhos, não haverá a presença de público e nem da imprensa. Para assistir aos depoimentos ao vivo, os interessados deverão acessar o canal da TV Câmara Jaraguá do Sul no Youtube.

Confira a agenda de transmissões das oitivas: 4/11 às 8h, às 9h30 e às 11h; dia 7/11 às 11h;
9/11 às 8h e às 9h30 e 11/11 às 9h30.

 

Turismo religioso

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados debate na próxima terça-feira (8), às 16h, os desafios e potenciais do turismo religioso em Santa Catarina. O deputado federal Rodrigo Coelho (Podemos), que sugeriu a audiência, lembra que a pandemia de Covid-19 prejudicou o setor de turismo. “Após dois anos de virtual paralisação das atividades turísticas, assistimos em 2022, a retomada do dinamismo de nossa indústria turística”, destaca o parlamentar.

Segundo Coelho, um dos nichos de maior potencial é o turismo religioso e Santa Catarina pode se tornar um dos principais destinos desse segmento. “O Estado conta com dezenas de santuários e com uma centena de locais de peregrinação religiosa”, destaca o parlamentar.

 

Cemitério

O vereador Jonathan Reinke (Podemos) apresentou indicação, na sessão de quinta-feira na Câmara jaraguaense, que solicita à Prefeitura a instalação de torneiras próximas aos túmulos do Cemitério Municipal do bairro Jaraguá 99. O parlamentar relata que durante o Dia de Finados na quarta-feira, quando grande parte da população foi ao cemitério homenagear seus entes falecidos, pôde perceber a dificuldade que as pessoas tiveram para cuidar e manter os túmulos em bom estado por conta do local ter apenas um ponto de água. A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise.

PEC de transição

Em encontro com o relator-geral do Orçamento para 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), o vice-presidente eleito e coordenador da equipe de transição do próximo governo, Geraldo Alckmin, defendeu ontem a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição para abrir espaço na lei orçamentária para o pagamento do benefício de R$ 600 do programa Auxílio Brasil a partir de janeiro. Chamada de PEC da Transição, a matéria deve dispensar excepcionalmente a União de cumprir o teto de gastos em áreas específicas de despesas. Nos próximos dias, a viabilidade da PEC da Transição será discutida com os presidentes do Senado Rodrigo Pacheco; da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL); e da Comissão Mista de Orçamento (CMO) deputado Celso Sabino (União-PA).