O governo estadual e o Comitê de Retomada das Aulas, formado por 15 entidades, anunciaram esta semana o primeiro conjunto de diretrizes para o retorno de alunos e professores à sala de aula em Santa Catarina.

Decreto do governo determina a suspensão das aulas presenciais até o dia 7 de setembro, mas a data de retorno ainda não é garantida por causa do crescimento de casos de coronavírus nos municípios.

O documento de 46 páginas está dividido em diretrizes que envolvem condições sanitárias, pedagógicas, gestão de pessoas, transporte e alimentação com os procedimentos que devem ser adotados por todas as unidades de ensino do Estado de modo a prevenir e reduzir a disseminação da Covid-19 no ambiente escolar quando a retomada for possível.

Num primeiro momento, retomada das aulas presenciais nas escolas deve ser de forma gradativa primeiro para os alunos com mais de 14 anos. Também existe a possibilidade de turmas alternadas entre estudantes em sala e em casa.

Implementação

Segundo o secretário de Estado da Educação Natalino Uggioni, agora deve ser seguida a implementação do protocolo com as aquisições de EPIs necessários, divulgação, capacitação, orientações e suporte técnico para toda a rede, fazendo com que as informações cheguem até as escolas.

Quais as principais regras:

• Uso de máscaras descartáveis pelos professores, com troca no fim da aula;
• Alunos poderão usar máscaras de tecido, com troca a cada duas horas;
• Medição da temperatura corporal na entrada da escola. Quem apontar mais de 37,8°C não poderá entrar;
• As escolas terão que substituir o bufê por porções individualizadas;
• Os horários das refeições, bem como entrada e saída dos alunos serão alternadas;
• Mesas e cadeiras no refeitório deverão ter distanciamento de 1,5m.
• Atividades esportivas serão suspensas;
• Condutores e monitores que trabalham com o trasporte escolar deverão usar máscara e face shield e também terão de verificar a temperatura dos alunos.

CURTAS

Creche

Os vereadores jaraguaneses aprovaram na terça-feira, em votação única, por nove votos favoráveis e um contrário de Rogério Jung (MDB), o projeto de lei do Executivo, que autoriza a Secretaria Municipal de Educação, a investir R$ 250 mil para a ampliação e reforma do Centro de Educação Infantir Rodolfo Hufenuessler, no bairro Boa Vista. A creche foi fechada em dezembro de 2018 e agora deve ser reaberta atendendo a necessidade de aumento de vagas no município conforme determina ação pública para atender a demanda da educação infantil.

Vagas

Com a reabertura da creche do Boa Vista, o município informou que serão disponibilizadas 40 novas vagas para crianças de 2 a 4 anos. Atualmente a lista de intenção de vagas em creches de Jaraguá é de 964 crianças.

Perfil

A Secretaria de Saúde de Guaramirim divulgou ontem o perfil epidemiológico dos moradores que contraíram coronavírus (Covid-19) no município. Segundo análise da Saúde, dos 538 casos confirmados até ontem no município 274 são do sexo masculino e 264 feminino.

Faixa

A faixa etária com maior número de positivos para Covid-19 é de 30 a 39 anos com 119 confirmações, seguido pela faixa de 20 a 29 anos com 111 casos e 40 a 49 com 110 pacientes confirmados. O município conta com 330 pacientes recuperados, 195 em isolamento domiciliar, 6 internados, sendo registrados 8 óbitos em decorrência da doença.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul