Os candidatos à Prefeitura de Jaraguá do Sul e Guaramirim, as duas maiores cidades da nossa região, apostam neste primeiro fim de semana completo da campanha para as eleições de 2020 em caminhadas, adesivaços e visita aos bairros para conquistar os eleitores.

Oficialmente a campanha iniciou no dia 27 de outubro, domingo passado, e durante a semana muito do que se via eram as redes sociais dos candidatos bombando com perfis e páginas do facebook e instagram bem elaboradas, vídeos e mensagens sendo disparadas no whatsapp

Há uma semana também estão liberados outros atos de campanha, como a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico, além é claro, da propaganda pela internet.

Mas o tradicional corpo a corpo, que sempre foi a maneira mais direta de conquistar votos, continua, talvez um pouco menos intenso por causa da pandemia da Covid-19, mas que pode ocorrer com os devidos cuidados, respeitando o distanciamento e com o uso da máscara, recomendações da justiça eleitoral e das autoridades sanitárias.

Este ano, o calendário das eleições foi alterado por causa da pandemia, lembrando que o primeiro turno acontece em 15 de novembro e o segundo, em 29 de novembro. Na nossa região não há segundo turno.

Confira os principais compromissos deste sábado dos candidatos:

Jaraguá do Sul

Antídio Lunelli (MDB) – adesivaço das 9h às 12h em frente ao Rancho do Tonin, na rua Werner Stange, no bairro Vila Lalau.

Ivo Konell (PRTB) – Reuniões com moradores do bairro Rio Certo I às 15h, na Vila Lenzi às 18h e às 20h no Vieiras.

Leandro Schmöckel (NOVO) – Caminhada do partido saindo da Praça Ângelo Piazera e percorrendo as ruas do Centro a partir das 10h45.

Guaramirim

Fernando da Santer (MDB) – Visitas aos bairros pelo candidato a prefeito e o vice Mario Peixer Filho e adesivaço no comitê no Centro, das 7h às 17h.

Professor Chiodini (PP) – Visita aos bairros da cidade com o vice Osvaldo Devigili ao longo deste sábado.

Ramon Castro (PATRIOTA) - Visita aos comerciantes da área central de Guaramirim pela manhã e aos bairros.

Subsídio da conta de luz

Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, esta semana, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 9/2020, elaborado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa, que anula portaria da Secretaria de Estado da Fazenda que retirou subsídio da base de cálculo do ICMS cobrado na energia elétrica de consumidores da área rural. A matéria foi votada em turno único e será transformada em decreto legislativo.

CURTAS

Carta aos candidatos

A Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag), elaborou uma carta propositiva que será entregue aos três candidatos à prefeito e vice e vereadores do município. O presidente da entidade Gilberto Ronchi, comenta que o documento foi elaborado pelos associados e discutido durante a última plenária. A carta apresenta as principais demandas do setor, com foco no desenvolvimento social e econômico, beneficiando a população.

Controle

A Matriz de Risco Potencial atualizada na sexta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde, aponta que cinco regiões de Santa Catarina estão em risco alto e outras 11 em estado grave. Essa é a melhor condição do Estado em relação ao risco de contaminação pelo novo coronavírus desde junho, apontou a secretaria.

Avaliação

A Avaliação do Risco Potencial passou por atualização diante do novo momento da pandemia, propondo um foco maior na atenção primária. Segundo o secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro, a nova matriz foi aperfeiçoada no sentido de trazer maior sensibilidade diante de cenários de melhora ou de piora.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul