Candidato Ildefons Berchtold diz que pretende trazer a mudança para a prefeitura de Schroeder

foto: Aurea Arendartchuk

Por: Áurea Arendartchuk

06/11/2020 - 06:11

A Coluna Plenário continua nesta sexta-feira (6) com a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Schroeder.

Seguindo a ordem alfabética esta é a vez do candidato Ildefons Berchtold (PRTB). A série iniciou com o candidato Adriano Kath (PSDB), seguido de Felipe Voigt (MDB) e Harildo Konell (PL). Os candidatos Jair Bridaroli (PSD) e Moacir Zamboni (PDT) encerram a série.

Ildefons Berchtold é comerciante e concorre em chapa pura pelo PRTB junto com o também comerciante Vanderley Lopes.

Confira a entrevista:

Plenário – O senhor é muito conhecido na área do comércio e do esporte em Schroeder, em que isto o ajuda nesta campanha?

Decidi me tornar candidato a prefeito atendendo pedidos de vários schroedenses que desejam uma nova política para a cidade e assim realizar mudanças de verdade. Já visitei 58 países e tenho um grande conhecimento nas áreas de turismo e esporte. As cidades europeias têm uma grande preocupação com a questão ecológica e o turismo e nosso município tem muito potencial para estas áreas.

Notando que a cidade precisa de uma mudança na área política, nos sentimos motivados e montamos o diretório do partido [PRTB] em apenas 26 dias, formamos um partido com profissionais liberais, comerciantes e representantes de outros segmentos.

Fizemos isso para que a prefeitura seja administrada de uma forma técnica, não com “ganchos políticos”. Nosso partido não tem deputados e outros políticos aqui, mas o importante é que temos o apoio do vice-presidente da República General Mourão.

Plenário – Como conquistar o eleitor numa cidade com pouco mais de 13 mil eleitores e seis candidatos disputando a prefeitura?

Nosso desafio já foi entrar nesta campanha em que resolvemos atender o pedido de mudança do povo que quer pessoas que nunca foram políticos na prefeitura com ideias diferentes para o município. A nossa ideia de governo é que o prefeito seja um gestor e o vice seja aquele que vá à comunidade em busca dos problemas e não que a gente fique na prefeitura esperando os problemas virem até nós.

Plenário – Quais são os destaques do seu plano de governo?

Por conta do nosso diálogo com o vice-presidente Mourão temos o apoio para três grandes projetos para Schroeder que são: a conclusão da Avenida Imigrantes e continuação até a BR-280 e asfaltamento das ruas do bairro Schroeder 1; saneamento básico e reforço no abastecimento de água e a instalação de hospital e maternidade com centro de especialistas em todas as áreas.

Também temos em nosso plano de governo um planejamento local que contempla diversas áreas como por exemplo instalar uma via verde ao longo do Rio Itapocuzinho. Além da Avenida dos Imigrantes, queremos buscar recursos para asfaltar o final da rua Rio de Janeiro com a Rodovia do Arroz e construir uma ponte ligando Schroeder a Jaraguá na antiga Marisol.

Para o turismo, pretendemos também implantar mirantes nos pontos estratégicos como o Morro Pelado, Morro Agudo, Serra Feia e Rio Julio. Também temos um projeto em que pretendemos buscar investidores para instalar um teleférico e uma tirolesa no Morro Agudo.

Vamos buscar a instalação de novas empresas indústrias e promover o empreendedorismo com parceria com a Fiesc, Sebrae e Senai para o auxílio à indústria, comércio e serviços com o apoio da Acias. Na agricultura, queremos incentivar a diversificação de culturas e estabelecer o programa de horta comunitária e a Casa do Agrogranjeiro. Também realizar parcerias para a castração gratuita de animais domésticos.

Na segurança e mobilidade, queremos criar locais de apoio aos policiais nos bairros, além de aumentar o efetivo de policiais militares, civis e bombeiros. Readequar a sinalização de trânsito e reestruturar os pontos de ônibus e regulamentar os transporte coletivo entre os bairros.

Para a educação, pretendemos atender a demanda por creches e ampliar o programa de ciência e tecnologia nas escolas e oferecer ensino técnico para os jovens. Faremos a manutenção e criação de novos ginásios de esportes, laboratórios de informática e viabilizar a implantação de um colégio militar.

Na gestão ambiental, incentivaremos a reciclagem por meio da implementação do “saco verde” para coleta dos materiais recicláveis e sistema “bota fora” para entulhos. Criaremos o programa de recuperação dos rios e arborização em áreas públicas, além de reforçar o planejamento para o combate ao borrachudo.

No esporte, vamos apoiar as modalidades esportivas e promover a participação de eventos em nível estadual, federal e mundial. Criar e regularizar locais para a prática de esportes e áreas de lazer e estabelecer o ranking municipal para as modalidades esportivas, além de criar a Fundação do Atleta. E na saúde, queremos contratar mais especialistas para todos postos de saúde e a entregar em casa remédios contínuos, além da implantação de um posto no bairro Itoupava-açu.

Pretendemos ainda construir um espaço para acomodar todos os órgãos públicos e agilizar os serviços de protocolos de atendimento ao público e implantar a ouvidoria. Focar também na regularização de loteamentos e promover reuniões mensais nos bairros com a participação do prefeito, vice e vereadores.

Plenário – O que você prioriza na formação da equipe de governo, caso seja eleito?

Nossa prioridade na formação da equipe técnica com pessoas que entendam de cada área. Acreditamos que dentro da prefeitura tem servidores muito bons e que merecem ser valorizados e atuar em cargos estratégicos.

 

 

Telegram Jaraguá do Sul