Candidato Felipe Voigt aposta na experiência de dois mandatos como prefeito de Schroeder para conquistar eleitores

Foto: Áurea Arendartchuk

Por: Áurea Arendartchuk

04/11/2020 - 06:11

A Coluna Plenário segue nesta quarta-feira (4) com a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Schroeder.

Seguindo a ordem alfabética dos nomes dos postulantes à Prefeitura, a série iniciou ontem com o candidato a prefeito Adriano Kath (PSDB) e segue hoje com Felipe Voigt (MDB), depois com Harildo Konell (PL), Ildefons Berchtold (PRTB), Jair Bridaroli (PSD) e Moacir Zamboni (PDT).

Felipe Voigt que é do MDB é empresário e bananicultor e concorre numa chapa mista com o farmacêutico Lauro Tomczak, do PP.

Confira a entrevista:

Plenário – O senhor já foi prefeito de Schroeder por dois mandatos, em que isto o auxilia nesta campanha?

Fui prefeito duas vezes em Schroeder [de 2005 a 2012] e foi o trabalho prestado junto da população que me trouxe conhecimento na área pública e também a receptividade para o lançamento do meu nome para a campanha deste ano.

Nosso vice [Lauro Tomczak] vem como uma renovação na política da nossa chapa [formada pelo MDB e PP e apoio do PSL], já que é muito conhecido na cidade e entende muito da área da saúde.

Nada melhor do que ter um vice desta área para ajudar a melhorar a qualidade da saúde da população. A gente vem com a experiência e renovação.

Plenário – Com seis candidatos disputando a prefeitura de Schroeder, como sua chapa busca conquistar os eleitores?

Estamos fazendo visitas e reuniões e a aceitação da população tem sido muito boa, porque venho com a minha experiência de ter sido prefeito e também de ter sido vereador. Nosso vice [Lauro] também é muito conhecido na cidade por atuar como farmacêutico há 37 anos.

Acho que é válido ter seis candidatos porque cada partido pode apresentar suas ideias e o povo tem opção de escolha. O fato de sermos muito conhecidos e estarmos sempre no meio da população tem nos dado moral para buscarmos os votos.

Plenário – Quais são os destaques do seu plano de governo?

O primeiro ponto é a saúde. Pretendemos fazer convênios para oferecer consultas com pediatra, ginecologista e ortopedista que tem a maior demanda. Vamos atender a fila de espera de mais de um ano, de fisioterapia e pequenas cirurgias e reabrir o posto de saúde no bairro Itoupava-açu.

Na educação, é de suma importância valorizarmos os profissionais, desde professores até merendeiras, e principalmente promover melhorias nas escolas e creches.

Pretendemos trazer em parceria com o Senai mais cursos técnicos para formar mão de obra qualificada. Por causa da pandemia, notamos é preciso investir na tecnologia para que os professores possam ter um suporte maior para trabalhar com os alunos dentro e fora da sala de aula.

Na infraestrutura, pretendemos abrir a Avenida dos Imigrantes que trata-se de uma importante via da cidade. Além disso, queremos firmar parceria com os municípios vizinhos [entre eles Guaramirim] para pavimentar o acesso da BR-280 com a rua Rio de Janeiro [Schroeder 1].

Já na entrada de Schroeder [bairro João Pessoa, em Jaraguá] pretendemos em parceria com a prefeitura jaraguaense tirar a sinaleira e instalar uma rotatória que vai facilitar o acesso à cidade e construir uma nova ponte entre Schroeder e Jaraguá [perto da Meneghotti]. Também vamos reforçar as pavimentações comunitárias, entre elas a rua Alberto Zanella como futura ligação com a rua Santa Catarina.

Também pretendemos instalar o saneamento básico na cidade que desde 2012 tem um TAC [Termo de Ajuste de Conduta] assinado, mas até hoje não foram realizadas obras. Vamos buscar recursos junto do governo federal e também estudar a possibilidade de um consórcio com o Samae de Jaraguá para instalar a rede de esgoto sanitário.

Quanto ao abastecimento de água, pretendemos fazer dois novos reservatórios, um no Centro de Schroeder e outro no bairro Schroeder 1 para melhorar a distribuição de água.

Na agricultura, pretendemos renovar o maquinário para manutenção das estradas do interior e reforçar o atendimento de técnico para os agricultores com treinamentos, além de programas de distribuição de calcário, alevinos e mudas.

No turismo, pretendemos criar um conselho nesta área para focar nos principais pontos turísticos e organizar o setor para que os proprietários possam explorar seus atrativos. O município deve auxiliar no planejamento e organização para o setor andar com suas próprias pernas.

Também queremos criar o conselho da juventude para trazer os jovens para perto da administração pública e trabalhar junto com as associações, clubes, APPs e entidades para apresentar os projetos da administração e captar as demandas.

Plenário – Caso eleito, o que o senhor vai priorizar na formação da equipe de governo?

Pretendemos escolher para as secretarias pessoas que tenham qualificação técnica.

Na questão política, os partidos que compõe nossa chapa tem representatividade política em Brasília como os deputados federais Carlos Chiodini e Celso Maldaner, do MDB, e Fabio Schiochet (PSL), além dos senadores Esperidião Amin (PP) e Dário Berger (MDB) que podem dar um bom apoio para o município. Também de Jaraguá temos o apoio de Antídio Lunelli (MDB).

Para tornar a administração ainda mais participativa, também vamos reativar o Conselho Consultivo composto por empresários de diversos setores para que a gente se reúna para prestar contas e ter um aconselhamento de seus integrantes, sem cunho político.

 

Telegram Jaraguá do Sul