“Câmara de Jaraguá do Sul cria aplicativo para comunicação com a população”

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

19/10/2019 - 05:10

A Câmara de Jaraguá do Sul passou a disponibilizar para a população, uma ferramenta em que as pessoas poderão interagir com o Poder Legislativo de forma mais dinâmica.

O aplicativo foi apresentado aos vereadores e servidores da Câmara esta semana pelo Setor de Tecnologia da Informação do Legislativo e o presidente da Casa Marcelindo Gruner (PTB).

O aplicativo permite, inicialmente, a consulta das atividades legislativas, proposições, Projetos de Lei, atas, pautas e a legislação vigente. É também possível ver o histórico de cada vereador e as proposições de cada um, bem como ter acesso aos links para as redes sociais dos parlamentares.

A pauta da sessão também poderá ser acompanhada na versão em áudio, garantindo, desta forma, mais acessibilidade.

Há também um mapa de Jaraguá do Sul, que utiliza a interface do GoogleMaps, onde é possível visualizar todas as proposições e demais peças legislativas por regiões e bairros. Pesquisas podem ser feitas por “termos” ou pelo nome do vereador.

A ferramenta também garantirá um mecanismo de monitoramento que possibilita cadastrar diversos bairros, ruas e áreas da cidade, conforme o interesse do usuário.

A expectativa também é disponibilizar à população uma área que permitirá a realização de solicitações aos gabinetes dos vereadores, com envio de textos, fotos e localização das demandas. Este mecanismo ainda está em fase de testes, além de outras funcionalidades que estão sendo desenvolvidas.

Os trabalhos para implantação do App começaram no início deste ano junto com a empresa fornecedora do Software de Tramitação Legislativa e segundo Gruner não tem custo adicional. O App já está disponível no Google Play e Apple Store.

Palestra recebe elogio

O prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli (MDB) palestrou a empresários do Estado durante reunião da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) na sexta-feira (18). Entre os temas que Lunelli abordou, esteve os últimos dois anos e meio de sua administração em que foram alterados no município 175 dispositivos legais para facilitar a abertura de empresas.

A cidade também foi a primeira do Estado a aderir ao SC Bem Mais Simples e uma das primeiros do Brasil a adotar a autodeclaração e a integração de dados, que foi tema de decreto do presidente Bolsonaro semana passada.

“Foi uma aula de patriotismo. Tomara que teu ímpeto, Lunelli, desperte outros representantes do setor empresarial a buscar o bem comum. Ganhaste alguns fãs hoje aqui”, disse o presidente da Fiesc, Mario de Aguiar.

 


CURTAS

Arborização

O vereador Anderson Kassner (PP), voltou a pedir na sessão de quinta-feira (17), celeridade na elaboração e no envio do Plano de Arborização pela Prefeitura de Jaraguá do Sul para que os vereadores possam aprová-lo o quanto antes.

Ele havia feito a cobrança ainda no início de 2019. O Plano chegou a ser enviado para o Legislativo, porém algumas omissões em temas relevantes incomodaram os parlamentares que sinalizaram contrariedade em relação ao documento e ele foi retirado de pauta pelo Executivo.

Aniversário

A Prefeitura de Massaranduba lança na próxima semana a Programação de Aniversário dos 58 anos de emancipação político-administrativo do município. A programação ocorre de outubro a dezembro com diversas atrações e parceiros entre entidades e associações da cidade.

O primeiro evento será a 14ª Stammtisch no dia 26 de outubro, a partir das 10h, no Pavilhão de Eventos. Além das feiras, encontros, solenidades e festas, no dia 17 de novembro, o município também faz o Auto de Natal com a chegada do Papai Noel e show nacional com a Banda Nenhum de Nós.

Peixes

O vereador Celestino Klinkoski (PP), alertou na sessão de quinta-feira (17), sobre a mortandade de peixes que foi verificada no início desta semana no Rio da Luz, perto do Clube Botafogo na Barra do Rio Cerro. O parlamentar, que também é gestor ambiental na Fundação do Meio Ambiente de Jaraguá do Sul (Fujama), afirmou que uma equipe da autarquia analisou a água do rio e a extensão do problema.

Foram encontrados peixes mortos desde o local do ocorrido até os fundos do Parque de Eventos do município, no bairro Barra do Rio Molha. Klinkoski salientou que a situação é recorrente nos rios da cidade e assegurou que a Fujama tem trabalhado na identificação do agente que está causando o problema.

Fiação

O vereador jaraguaense Ronaldo Magal (PSD) criticou esta semana na Câmara a questão dos fios soltos nos postes da cidade. Ele recordou de outros momentos em que, ainda em 2018, cobrou da Celesc, das empresas de telefonia e da Prefeitura de Jaraguá do Sul a manutenção desses fios.

Naquele momento foi feito um trabalho para acabar com os emaranhados por iniciativa do Executivo que notificou as empresas. Mas Magal comenta que a situação voltou a se repetir. Ele cobrou a Administração para que faça novamente a fiscalização pois podem ocorrer acidentes.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger