Jaraguá do Sul tem várias datas importantes para serem lembradas e valorizadas. Dentre elas, está a que marcou a colonização e fundação da cidade quando Emílio Carlos Jourdan chegou aqui em 1876 para a colonização das terras da Princesa Isabel e, que em 25 de julho, Jaraguá completa 145 anos de história.

Mas outras duas datas tão importantes quanto à chegada de Jourdan também merecem ser destacadas: a primeira é a emancipação político-administrativa em 26 de março de 1934 e a instalação do novo município em 8 de abril do mesmo ano.

A segunda foi há 85 anos, no dia 21 de abril 1936, quando foi criado o Legislativo jaraguaense e sete vereadores assumiram pela primeira vez o cargo na Câmara recém-criada. Esses parlamentares realizaram a primeira sessão extraordinária no dia 30 de abril daquele ano.

Nestas 8 décadas e meia de história, a Câmara de Jaraguá está na 20ª legislatura e 169 vereadores já passaram pelo Legislativo, sendo apenas dez mulheres. A história da Câmara de Jaraguá pode ser conferida no livro Além da Tribuna, que conta a trajetória da Câmara Municipal jaraguaense.

Sem eventos

A presidência da Mesa Diretora da Câmara informou que, por conta das restrições causadas pela pandemia, não haverá evento de celebração presencialmente nesta quarta-feira (21).

Em pronunciamento gravado ontem, o presidente da Casa Onésimo Sell (MDB) ressaltou a trajetória da Câmara, a importância de a população acompanhar os trabalhos e as conquistas alcançadas pela comunidade por meio do Legislativo e as bandeiras levantadas durante essas mais de oito décadas, como a busca pela industrialização da cidade e a geração de emprego.

“Os vereadores e vereadoras são os fiscalizadores, acompanhando a aplicação dos recursos públicos, mas também são os elos entre a população, com suas demandas, e quem pode resolvê-las. Estamos aqui, diariamente, para ouvir a população. E esta é uma função da qual jamais poderemos nos furtar. Pelo contrário, este é o nosso dever: garantir o direito da população em ter acesso às políticas públicas.”

Série

Para marcar seus 85 anos, o Legislativo preparou uma série de vídeos com personalidades e os atuais vereadores que estão sendo publicados nas redes sociais da Câmara, assim como o selo alusivo aos 85 anos da Casa.

Morre Ademar Ruysam, o frequentador mais assíduo da Câmara jaraguaense

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul emitiu nota de pesar pela morte de Ademar Ruysam, de 78 anos, frequentador assíduo das sessões do Legislativo que faleceu ontem em decorrência de complicações da Covid-19.

Em 2018, Ruysam (na foto abaixo, à direita) foi homenageado pelo vereador Eugênio Juraszek que lhe entregou uma placa em reconhecimento ao empenho e a cidadania praticados pelo homenageado, sendo figura frequente durante as atividades da Câmara.

Ruysam nasceu em Ituporanga no dia 1° de outubro de 1942, era neto de imigrantes húngaros e veio para Jaraguá ainda pequeno. Além de assistir, às votações desde 2000, ele ajudava os vereadores com sugestões de indicações e projetos de lei. Ruysam também foi membro do Conselho Municipal de Segurança. Ele deixa um exemplo de cidadania que deveria ser seguido pela maioria.

 

Foto: Divulgação

Segunda Dose

A Prefeitura de Jaraguá deve receber esta semana cerca de 3.700 retornos para a segunda dose (D2) da vacina contra a Covid-19. A Secrataria Municipal de Saúde informou que 3.307 pessoas devem tomar a vacina da CoronaVac e 483 da AstraZeneca.

Além dos que estão programados até o sábado (24), também são aguardados os atrasados no cronograma da segunda dose, ou seja, os que já deveriam ter tomado a segunda dose em dias anteriores.

O retorno para completar a imunização fica agendado no momento em que a pessoa recebe a primeira dose. A data está marcada na carteirinha de vacinação e é importante que a pessoa compareça no dia estabelecido.

Audiência

A vereadora Nina Santin Camello (PP) fez requerimento para a realização de uma audiência pública para debater e esclarecer os protocolos de tratamento contra a Covid-19, a situação dos leitos de UTI mantidos pelos hospitais de Jaraguá e o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde durante a pandemia.

A audiência será realizada de forma online no dia 28 de abril, às 18h. Além dos vereadores, devem participar também da audiência a presidente do Comitê Extraordinário Covid-19 Emanuela Wolff, o secretário de Saúde Alceu Moretti e algum médico do município que está envolvido com os trabalhos de combate à Covid-19. A reunião terá transmissão ao vivo da TV Câmara no Facebook e Youtube.

Prevenção

Seis indicações que solicitam ao Executivo trabalhos de desassoreamento e trabalhos na rede pluvial de bairros da Grande Barra, em Jaraguá, foram apresentados pelo vereador Jonathan Reinke (Podemos), na Câmara jaraguaense. A ideia do parlamentar é que o município se antecipe e evite catástrofes causadas por enchentes e inundações, como as que já ocorreram no passado.

Um dos desassoreamentos solicitados fica no ribeirão paralelo à Rua Wolfgang Weege, no bairro Parque Malwee. O outro fica perto da Ponte dos Bananicultores, na Rua Alwin Meier, no Jaraguá 84. Outra requisição é para a limpeza do córrego na Rua Oscar Schneider, perto da Rua Adolfo Birr, desta vez no Jaraguá 99.

Reinke também pediu a troca das tubulações da rede pluvial por galerias maiores nas ruas Wolfgang Weege e Oscar Schneider. Além disso, ele sugeriu também a instalação da rede pluvial na extensão da Rua Erich Mathias, no Rio Cerro II.