Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram ontem um projeto que autoriza a Prefeitura a contrair operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal no valor de até R$ 17 milhões.

Antes disso, a Câmara aprovou outro projeto que revoga a autorização para a contração de empréstimo no valor de R$ 30 milhões, também junto à Caixa. A iniciativa é parte do Programa Avançar Cidades, que promove obras de infraestrutura em municípios brasileiros a fim de melhorar a mobilidade urbana.

Os projetos foram aprovados por unanimidade, em votação única, e enviados ao Executivo para sanção do prefeito Antídio Lunelli.

Ainda há uma alteração no texto da matéria que diz respeito à garantia da operação. Segundo o Executivo, a mudança retira a garantia da União para adequar o processo do pedido de financiamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), já que, sem a garantia, o processo torna-se mais ágil, “necessitando apenas da aprovação da STN, não precisando do aval do Governo, o qual teria de tramitar na Procuradoria-Geral da Fazenda, na Casa Civil, no Senado e Ministério da Economia”.

Segundo o diretor de Decisões Administrativas da Prefeitura, João Berti, os recursos devem ser utilizados em várias obras de pavimentação e até de revitalização de espaços públicos, porém, ainda não há como anunciar os locais onde vão acontecer os trabalhos, pois a definição só deve ocorrer quando os contratos entre Executivo e Caixa forem assinados.

Defesa

O vereador Luís Fernando Almeida (MDB) , líder do governo na Câmara, defendeu o empréstimo ontem na Câmara e afirmou que a mudança na garantia dará mais agilidade e menos burocracia para a assinatura da operação de crédito. Segundo ele, as pavimentações a serem contempladas pela proposta devem trazer uma melhoria significativa na mobilidade dos bairros de Jaraguá do Sul.

 

 

Acijs recebe visita do novo secretário executivo de Assuntos Internacionais

Em visita a Jaraguá do Sul na segunda-feira (30), o secretário executivo de Assuntos Internacionais Fernando Raupp se reuniu com a diretoria da Acijs com o objetivo de ampliar o diálogo do governo do Estado com a classe empresarial da região.

Durante encontro no Centro Empresarial, Raupp conheceu em linhas gerais o posicionamento da entidade em relação aos temas que fazem parte dos objetivos de buscar maior estímulo em empreendimentos, principalmente com foco na inovação. O secretário salientou que a missão da Secretaria é estimular as relações internacionais, o incremento do comércio exterior e a atração de investimentos.

O presidente da Acijs e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue, ressaltou as parcerias do setor produtivo com o setor público para a viabilização de programas que promovam o desenvolvimento econômico com sustentabilidade.

O empresário lembrou que o relacionamento que vem sendo construído com o Governo do Estado, nesse sentido, é fundamental, reforçando a disposição da Acijs de atuar de maneira conjunta em agendas positivas que visem uma maior inserção no mercado externo, principalmente de micro, pequenas e médias empresas, por meio da capacitação, linhas de crédito mais acessíveis e fomento a projetos inovadores.

Foto: Divulgação

 

Regional de Saúde

Autoridades da região estiveram reunidas no começo da semana no Centro de Inovação, no bairro Três Rios do Sul onde um dos assuntos foi a oficialização da 17ª Regional de Saúde, anunciada na terça-feira passada, durante a visita do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, ao município.

O prefeito do município de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato, que também é presidente da Amvali, esteve no encontro e avaliou de forma positiva este encaminhamento dado pelo governo do Estado. O prefeito Antídio Aleixo Lunelli também destacou a importância da decisão tomada pelo Estado e parabenizou os municípios da região pela condução das ações de combate à Covid-19.