Na assembleia da Associação de Câmara e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) que ocorreu na quarta-feira (20) na Câmara de Massaranduba, os vereadores apresentaram as demandas regionais para serem incluídas na pauta de reivindicações que será entregue para os candidatos nas eleições deste ano.

A entidade, desde a sua reativação, em 2010, tem apresentado estas pautas. Foram feitas reivindicações para os setores de saúde, educação, segurança pública, agricultura, infraestrutura, meio-ambiente, esporte, cultura, lazer, turismo e assistência social.

As situações que mais preocupam os vereadores no momento são a necessidade de melhorias urgentes na rodovia SC-108 e a destinação de mais recursos financeiros para os hospitais. Para quem representar a região no Congresso Nacional, o pedido é que atuem em vista da efetivação da reforma tributária, imposto único e no aumento do repasse do FPM para 25%.

O presidente da Avevi, vereador de Corupá, Lairton Müller, destaca que são demandas da região que chegam até os vereadores serão repassadas, “para que quando os candidatos forem fazer seus planos de trabalho tenham esta pauta de orientação.” Para Müller, esta ação da Avevi é muito importante para a região.

Atendimentos

O vereador Anderson Kassner (PP) foi autor de uma indicação, feita ontem na Câmara jaraguaense, que pede à Prefeitura e à Secretaria de Saúde mais divulgação nas informações sobre as Unidades Básicas de Saúde. Ele quer que a população jaraguaense tenha conhecimento sobre todos os procedimentos que estão disponíveis nas UBSs. Para o parlamentar, essas informações deveriam ser divulgadas nos meios de comunicação, mídias e também expostas nos locais de atendimento. A indicação do vereador foi aprovada por unanimidade e enviada para análise do prefeito Jair Franzner.

Convenção

O MDB de SC recebeu quatro nomes que irão concorrer para a majoritária. O ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, inscreveu-se como pré-candidato a governador. O ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, como pré-candidato a vice-governador. E a bancada dos nove deputados estaduais oficiou o empresário joinvilense como pré-candidato a vice-governador em uma possível coligação com Carlos Moisés.

Para o Senado, estão inscritos os deputados federais Celso Maldaner e Rogério Peninha, o escolhido vai concorrer a uma cadeira no Senado. O ex-governador Paulo Afonso Vieira retirou o nome porque se encontra nos Estados Unidos e não poderá retornar até a data da convenção. A convenção será no sábado (23), às 9h na Alesc, em Florianópolis.

Trânsito

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, ontem dois projetos de lei que liberam recursos para que o Executivo jaraguaense invista na segurança do trânsito da cidade. O primeiro deles autoriza o investimento de R$ 1,5 milhão para aditivar por mais 12 meses o contrato com a empresa terceirizada que gerencia os controladores de velocidade das ruas do município. O aditivo visa também dar continuidade aos serviços de captação de dados, controle e gerenciamento da mobilidade urbana jaraguaense.

Sinalização

O outro projeto de lei autoriza o Executivo a investir R$ 350 mil na manutenção da sinalização viária. Segundo a Prefeitura, esse dinheiro será utilizado na compra de materiais diversos de sinalização, como placas, canos, cola, películas e tintas para realizar a pintura das faixas nas ruas. Os projetos foram aprovados por unanimidade para sanção do prefeito Jair Franzner.