Associação dos municípios da região completa 40 anos  

Foto: Eduardo Montecino/Arquivo

Por: Áurea Arendartchuk

29/06/2019 - 05:06

Há exatos 40 anos, em 29 de junho, era criada a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). O propósito principal da entidade naquela época, assim como hoje, é contribuir para o desenvolvimento dos municípios da região. O primeiro encontro entre os prefeitos, seis na época, e que deu vida à entidade foi realizado no Clube Atlético Baependi tendo como anfitrião o prefeito Victor Bauer.

Atualmente a entidade é formada por Barra Velha, Corupá, Guararamirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder e São João do Itaperiú, sendo este, o último município a integrar a associação.

Ao longo destas quatro décadas, muitas mudanças aconteceram desde projetos, ações e resultados que construíram a identidade da Amvali e a tornaram ainda mais representativa da região e no Estado.

Para o presidente da associação Armindo Sesar Tassi (prefeito de Massaranduba), a associação marca sua história com um grande exemplo de cooperação. Tassi comenta que, juntos, os sete municípios que integram a entidade trabalham em prol de bandeiras que são pelo desenvolvimento das cidades, como a duplicação da BR-280, a manutenção das estradas estaduais, com destaque para a SC-108, a questão do lixo, os estudos para o combate ao maruim, o auxílio aos hospitais, a criação do consórcio multifinalitário, entre tantas outras questões.

“São 40 anos de muita luta, conquista de espaço, desafios para construir a credibilidade e conquistar a confiança dos gestores e da comunidade. É desta forma, e com ainda mais vontade de fazer a diferença nos municípios associados que, hoje homenageamos a Amvali”, finaliza o prefeito.

 

Confira também:

Deputado Caropreso quer melhorar atendimento de cardiologia

Projeto de Bolsonaro sobre armas pode se juntar a proposta de deputado 

 

 

Eletrosul

Os senadores Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PL) encaminharam dois requerimentos para as Comissões de Assuntos Econômicos e Infraestrutura, do Senado para que sejam prestadas, pelo Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, informações sobre elementos de fundamentação para o anunciado projeto “incorporação reversa” que se desenvolve visando incorporar a Eletrosul à Eletrobras. A Bancada Federal Catarinense cobra transparência e informações mais detalhadas sobre o processo.

Recesso

A Câmara de Jaraguá aprovou em primeira votação na quinta-feira (27), com seis votos favoráveis e cinco contrários, o projeto de lei do Executivo que tem por finalidade revogar o artigo 262, da Lei Complementar Municipal Nº 154/2014, abolindo o recesso atribuído aos servidores públicos municipais, no período de 24 de dezembro a 1º de janeiro de cada ano.

Motivo

Segundo a Prefeitura, a revogação do período de recesso se dá como medida de de interesse público coletivo, para ampliar o horário de atendimento ao público sendo que não haverá atendimento somente no período de férias coletivas, diz o texto.

Nova rede

A  Autarquia Águas de Schroeder iniciou esta a instalação da nova rede de água no município. Serão mais de R$ 900 mil investidos. Com nova tubulação que segue da Estação de Tratamento de Água (ETA), em direção ao Centro, será possível ampliar a capacidade de abastecimento para a população.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger