Alesc debate porte de armas para os CACs

Foto: Stockphotos/Agência Senado

Por: Áurea Arendartchuk

20/04/2022 - 06:04 - Atualizada em: 20/04/2022 - 08:12

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promoveu no começo da semana uma audiência pública para debater dois projetos de lei um de autoria do deputado Jessé Lopes, e outro do deputado Sargento Lima, ambos do PL, que tratam do risco da atividade e da efetiva necessidade do porte de armas de fogo aos colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) catarinenses.

Os argumentos favoráveis serão incorporados ao parecer da relatora da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputada Ana Campagnolo (PL), proponente do evento. Para ela, há forte apoio populacional à proposta.

Um dos projetos estabelece que os colecionadores, atiradores e caçadores poderão transportar uma arma de fogo curta durante o trajeto entre o local de guarda do acervo e os locais de treinamento, de prova ou competição, de caça ou abate. Além disso, no certificado das armas de atiradores desportivos e caçadores será gravada a inscrição “autorizado o transporte”.

Ana Campagnolo explicou que os dois projetos passaram a tramitar de forma conjunta e que o objetivo da audiência pública foi de ouvir a opinião pública sobre a proposta.
“É importante destacar que a primeira medalha Olímpica do Brasil foi neste esporte de tiro, é uma tradição catarinense, onde há diversas festas populares, eventos, estandes onde se pratica este esporte muito importante para os catarinenses”, comentou.

Ela enfatizou ainda que a prática de tiro tem crescido, tanto na frequência nos clubes como no comércio de armas desde 2018. “A força desta audiência mostra que a população catarinense é favorável ao projeto.” Segundo a deputada seu relatório na CCJ, a mais importante da Casa, será favorável e o apoio da população manifestado na audiência deve ajudar a convencer os demais parlamentares sobre a importância da lei.

Em busca de apoio

O pré-candidato a governador Antídio Lunelli (MDB) esteve ontem com o ex-governador Raimundo Colombo e o ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes, ambos do PSD, no escritório de Colombo em Florianópolis. Antídio e Colombo trataram do atual cenário político e das eleições majoritárias de outubro.

Ainda ontem, Lunelli e o presidente estadual do MDB deputado Celso Maldaner, também se reuniram com dirigentes do PROS para uma teleconferência com o deputado estadual Kennedy Nunes (PTB). Entre as possibilidades discutidas esteve uma chapa encabeçada por Antídio com o PROS de vice, podendo ser com Ralf Zimmer Jr Bols ou Jefferson Rocha e Kennedy Nunes para o Senado.

Foto: Alexandre Lenzi/ Divulgação

 

Prefeitura de Guaramirim assina Termo de Compromisso com a Defesa Civil

O prefeito Luis Antonio Chiodini (PP) assinou, na terça-feira (19), Termos de Compromisso com o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil. Os documentos confirmam o fornecimento de três kits de transposição, que vão possibilitar a instalação de pontes de concreto.

Os kits serão instalados na Estrada Ponta Comprida, na Rua Eugênio Devigille, bairro Rio Branco e na Rua Bartholomeu Spezia, bairro Beira Rio. Serão pontes com 9, 10 e 13m de comprimento, todas com 6,25m de largura

Foto: Divulgação