Viva Magenta – Cor do ano de 2023

Foto: Divulgação/Eixo11

Por: Eixo 11

06/12/2022 - 09:12 - Atualizada em: 06/12/2022 - 14:18

A Pantone acaba de definir a nova cor para 2023, VIVA- MAGENTA 18-1750, tonalidade predominante em vários produtos e serviços, com grande destaque para o segmento de arquitetura e decoração. Esta escolha é realizada, após uma extensa pesquisa de tendências mundiais da marca, incluindo inspirações e vivências no mundo da moda, arte, decoração, estilos de vida e até mesmo situações socioeconômicas. O resultado tem como principal premissa, transmitir mundialmente, novas tecnologias, novas matérias-primas, texturas e efeitos que impactam na questão da cor e sua aplicabilidade.

Segundo Leatrice Eiseman, Diretora Executiva da Pantone Color Institute, “A Cor do Ano da Pantone, vibra com força e energia. É uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor. Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo. PANTONE 18-1750 Viva Magenta foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem. A cor que selecionamos para ser a nossa Cor do Ano Pantone é uma cor que veremos cruzar todas as áreas do design, uma cor que irá reverberar em todo o mundo, uma cor que reflete o que as pessoas estão buscando, e necessitando, complementa Leatrice.

A nova cor Viva Magenta, e sua nuance predominante em tons de vermelho carmim, transmite a vitalidade necessária para buscar um futuro mais positivo com uma energia eletrizante. Desta forma, a cor é uma ótima aposta para quem gosta de incluir um tom mais intenso na decoração, podendo ser representando em peças maiores ou quantidades menores, dependendo do estilo a ser escolhido e da personalidade de cada usuário.

Ao escolher a “Viva Magenta” na sala de estar por exemplo, opte por sua aplicação na parede principal, geralmente localizada atrás do sofá. Invista em elementos decorativos em tons neutros para ornar com a decoração, como almofadas, mantas a puffs, desta maneira, o magenta será o centro das atenções no ambiente. Outra opção que pode deixar sua sala de jantar totalmente moderna com a aplicação desta tendência, é usar um tapete abaixo da mesa da sala de jantar, com certeza, deixará o ambiente mais aconchegante e vibrante para receber os convidados.

O banheiro também pode ganhar mais ousadia com esta nova tonalidade. Aproveite o amplo espaço da bancada, utilizando a Viva Magenta. Lembrando que como será uma grande área nesta tonalidade, a indicação é usar também cores neutras, preferencialmente o branco para o restante da decoração. O impacto da cor deixará o ambiente lindo e com a cor evidente.

Se a opção não é transformar um ambiente completo com a cor Viva Magenta, uma estratégica é pincelar pontos de cor em um ambiente monocromático, como quadros, tapetes, luminárias e vasos. Estas peças irão trazer vivacidade, alegria e otimismo, criando espaços com expressão e intensidade.

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram