Texturas na decoração

Foto: Divulgação/Eixo11

Por: Eixo 11

11/10/2022 - 05:10

Na decoração de interiores, um grande diferencial para criar bem-estar ao ambiente e torná-lo ainda mais aconchegante e moderno, é a utilização de diferentes texturas. Considerando seu poder transformador e inovador, a combinação de texturas colabora para desenvolver um toque personalizado, visto que em cada espaço encontramos pelo menos uma ou duas texturas diferentes, trazendo harmonia para novos ambientes.

Para recriações e reformas, onde se deseja aplicar diferenciais, o mix de texturas é uma das alternativas mais acessíveis, pois o espaço pode ser transformado por completo, através de revestimentos, mobiliário, tapetes, cortinas, adornos, almofadas, e várias possibilidades para compor a decoração.

Usar texturas em projetos aconchegantes, com predomínio de cores neutras, é uma boa aposta para surpreender. A principal dificuldade quando falamos de incluir texturas na decoração é saber dosar com cautela e combinar elementos que contrastam muito entre si e as diferenças em termos de superfície e acabamentos, para não deixar o ambiente carregado.

A integração da sala com a cozinha, traz uma aplicação de diferentes texturas, através do painel ripado compondo o ambiente da sala de jantar, proporcionando uma combinação perfeita com as cadeiras do balcão em mármore. Essa sinergia reforça ainda mais a conexão entre os espaços, e por ser uma cor suave, ativa a tranquilidade.

Alguns elementos, como a madeira, remetem à natureza estão cada vez mais presentes, pois trazem um toque rustico nesta criação de texturas. Esta combinação fica perfeita também com móveis de fibras artesanais.

As plantas também têm texturas, e trazem a sintonia do verde, deixando a casa e a decoração mais aconchegante e leve. Um ambiente sem plantas é um ambiente sem vida, cultive o verde em qualquer espaço, incluindo espaços internos, como o interior de sua casa. Uma dica é criar diferentes alturas e volumes de plantas, misturando cores e texturas. Valorize os vasos que combinem com a proposta de decoração do cômodo.

Os revestimentos de parede e de piso são grandes aliados para criar a texturização nos ambientes. Existem inúmeras opções no mercado, com materiais e texturas como plástico, porcelanato, cerâmica, cimento e madeira, além dos famosos papéis de parede. Muitos apresentam texturas reais quanto os revestimentos que causam a impressão de textura, como no caso do papel de parede, que é uma opção mais acessível e que evita reformas.

Um item que não pode faltar na harmonização de texturas, é a tapeçaria, um coringa de estampas e texturas. Além de deixar qualquer ambiente mais aconchegante, o tapete serve para melhorar não só a acústica, mas a sensação térmica da residência, além de ser uma peça diferenciada para quem busca inserir textura em seu projeto de decoração.

Os tecidos e variações de estampas, também são grandes aliados da decoração com mix de texturas. Seja para novos objetivos decorativos, dando ênfase ao projeto único de decoração, como também são responsáveis por adaptar alguns móveis e objetos que você já possui, como poltronas, cortinas e almofadas. Geralmente os materiais utilizados são produzidos em algodão, renda, linho, veludo, entre muitas outras opções.

Foto: divulgação/Eixo11

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram