Spa ou Ofurô, como adequar no seu projeto ?

Foto: Divulgação Eixo11

Por: Eixo 11

29/11/2022 - 09:11 - Atualizada em: 29/11/2022 - 09:24

 

Já pensou em montar um SPA em casa? Ter um local de relaxamento é um desejo muito frequente para quem tem um ritmo de vida acelerado e stress no dia a dia. Uma das opções para se desconectar dos problemas é o SPA em casa, podendo ser uma banheira de hidromassagem, um spa ou um ofurô, modelos bastante utilizados principalmente para quem tem quintal ou jardim pequeno.

A Banheira Spa é o nome dado às banheiras de hidromassagem, em função do sistema de jatos d’água que movimentam a água da banheira, que é considerado um tratamento de Spa. Este ambiente pode ser criado tanto na parte interna como externa da casa.

Criar um SPA do lado externo da casa é ainda mais indicado, sendo um dos mais utilizados, quando o desejo é ter maior conexão com a natureza. No quintal ou na área da piscina também costuma-se ter mais espaço para montar um espaço com deck e pergolado de madeira ou bambu, que são opções sustentáveis e proporcionam ainda mais descontração.

O primeiro passo é escolher entre banheira, spa e ofurô. O ideal é ter em mente as necessidades da família e o investimento disponível para escolher o produto adequado. Avalie a quantidade de pessoas que utilizarão a banheira, a partir disso, você pode escolher entre um ofurô ou um spa. Lembrando que as banheiras são habitualmente utilizadas no banheiro e em salas de banho.

Já os Spas são tipicamente para as áreas externas, encontrados em tamanhos maiores que as banheiras e dispõe de capacidade para três pessoas ou mais de acordo com as dimensões escolhidas.
Os ofurôs são originalmente orientais e de madeira e costumam ser bem mais altos em comparação com outras banheiras. Os ofurôs são arredondados e possuem assentos internos. Podem comportar até duas pessoas e também podem possuir jatos de hidromassagem.

Após definir o modelo a ser utilizado, avalie com cautela o espaço disponível, tanto internamente, como no seu quintal, fazendo as medições e avaliando as medidas do spa e também as condições necessárias para a instalação. Dependendo da escolha entre banheira, ofurô e spa, a instalação pode ser de alvenaria ou com decks de fechamento.

O ideal ao projetar o Spa, é reservar também um ambiente para a colocação de espreguiçadeira, cadeiras, sofá, e objetos decorativos para tornar o ambiente ainda mais aconchegante. Usar cristais, flores, velas e fontes de água também podem deixar o seu spa contribuem para o relaxamento.

A iluminação também é essencial para criar o seu spa ainda mais personalizado. A luz natural deve ser sempre bem-vinda, e para deixá-la mais suave use cortinas com tecido transparente. Se a iluminação natural não for possível, utilize luminárias de luz indireta, lâmpadas mais quentes e também velas que podem auxiliar na aromaterapia através de difusores, óleos essenciais e incensos.

É muito importante também, principalmente para as regiões mais frias, como aqui no Sul do país, considerar um sistema de aquecimento. Você pode investir no aquecedor elétrico, não precisa ser o solar. Devido ao clima, avaliar a possibilidade de incluir fechamento com vidros, para ficar mais reservado e isolar da temperatura ambiente.

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram