A casa é o local mais especial do mundo, onde passamos a maior parte do tempo, então é essencial que ela reflita nosso estilo e transmita conforto e funcionalidade, pois é um refúgio que nos abriga depois de um dia intenso de trabalho. No entanto, o gosto das pessoas muda com o passar dos anos, a família cresce, os objetivos de conforto e lazer se atualizam, e assim surge a necessidade de transformar o local, criar uma atmosfera mais acolhedora.

Cada pessoa encontra um motivo especial para fazer a reforma, seja para modernizar a arquitetura, melhorar a qualidade de vida ou mesmo corrigir problemas. Além de representar uma chance para redesenhar a fachada e modernizar o estilo de decoração, aproveite a reforma para solucionar problemas de funcionalidade, como instalações elétricas, hidráulicas, infiltrações e até mesmo ampliação dos ambientes.

Criar um planejamento eficiente é o ponto essencial para que a transformação dos ambientes de forma organizada e com o resultado esperado. O que determina o tamanho e duração desse processo é o orçamento previsto e os objetivos que o proprietário deseja alcançar.

Antes de iniciar a reforma, é importante entender o nível de complexidade da reforma, pois cada um exige cuidados específicos. A “repaginada” é um modelo de reforma rápida, que são feitas pequenas alterações estéticas, como pintura, alteração na disposição ou troca completa dos móveis, não exige alterações funcionais no ambiente. Neste caso, o importante é usar a criatividade e ficar atento às tendências de decoração para criar ambientes inovadores e cheios de personalidade.

Outras reformas de média complexidade, são as que necessitam alterações, como redução ou ampliação dos cômodos. Geralmente neste caso, é indicado desocupar a área a ser reformada. É fundamental o auxílio de um profissional experiente, que deverá ficar responsável pela documentação e gerenciar os processos da reforma.

As reformas “estruturais” são consideradas as mais complexas e podem ser divididas em dois tipos: as que envolvem demolição de partes da construção e aquelas que contemplam a ampliação da construção existente. Sendo assim, é preciso contratar um profissional técnico capacitado para que ele faça o acompanhamento da reforma, principalmente porque é necessário fazer uma avaliação de viabilidade estrutural das mudanças. Importante salientar que dependendo do tipo da reforma, deverá ser providenciada a documentação e respectivas licenças na prefeitura.

Toda melhoria realizada no seu imóvel deve ser vista como um investimento, pois além dos cuidados com a manutenção e preservação da sua estrutura, as reformas valorizam muito o imóvel, sendo um diferencial tanto para quem deseja vendê-lo ou alugá-lo quanto para quem está em busca de um novo lar, deixando a sua casa mais bonita, confortável, harmoniosa e aconchegante.

Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram