“Projeto de reforma, será que vale a pena?”

Por: Eixo 11

11/02/2020 - 15:02 - Atualizada em: 11/02/2020 - 16:05

A reforma vem da necessidade da mudança e da melhoria, e muitos se perguntam se vale a pena. Sim, sempre vale. Pois a reforma eleva o padrão de acabamento de uma edificação, melhora a funcionalidade dos espaços, e significa mudança, que é algo muito importante em nossas vidas.

E para que seja bem feita, deve ser acompanhada por profissionais capacitados, pois trata-se de alterações em uma construção consolidada, e não é algo tão simples, pois exige cuidados, principalmente em relação à questão estrutural.

Durante uma obra de reforma podem surgir surpresas e imprevistos, mas que podem ser resolvidos com profissionais capacitados, o correto planejamento de obras em prazos e custos, caso contrário pode se estender por muito mais tempo ou custar um valor inesperado ao proprietário.

Dentro do projeto de reforma é importante resgatar os projetos existentes da edificação, para localizar os elementos estruturais e demais sistemas: elétrico, água, esgoto e principalmente a estrutura, para que a alteração seja feita de forma segura e econômica.

A contratação de uma equipe técnica, arquitetos e engenheiros civis é o ideal, pois o arquiteto vai trabalhar a funcionalidade, a estética, o conforto térmico e acústico e o engenheiro civil vai assegurar a solidez, além de gerenciar e supervisionar todas as etapas da sua obra.

Mas tudo deverá ser realizado através de um planejamento, onde será iniciado um novo programa de necessidades, a fim de atender as novas necessidades da família ou do espaço. Então, para resumir, porque reformar?

  • Renova os ambientes ou o imóvel existente, agregando valor imobiliário e as potencialidades do espaço;
  • Modifica acabamentos e revestimentos, pela simples manutenção ou renovação dos espaços;
  • Traz nova função, dimensionamento e composição dos ambientes, para uma determinada necessidade, modernização ou uma nova fase da vida;
  • Renova as energias dos ambientes, trazendo bem-estar para os usuários e sem a necessidade de mudar-se de local.

Principais etapas de uma reforma:

  • Informações sobre o imóvel, programa de necessidades do cliente, definição do orçamento para a obra, e dados do projeto existente;
  • Proposta em planta-baixa mobiliada com a configuração e layout dos ambientes;
  • Elaboração dos Projetos Técnicos – definição de elementos a construir e demolir, revestimentos, acabamentos, paginação de pisos, detalhamento de móveis, iluminação, gesso;
  • Aprovação do projeto nos órgãos competentes para fins de emitir o alvará de reforma e/ou ampliação, conforme o caso;
  • Acompanhamento da obra – garantindo, assim, a correta execução dos projetos.

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC 199214-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram