“O Charme do hall de entrada”

Foto divulgação | Eixo 11 Arquitetura

Por: Eixo 11

11/08/2020 - 14:08 - Atualizada em: 11/08/2020 - 16:24

O hall de entrada é um ambiente que cria a primeira impressão ao entrar na casa ou apartamento. Assim, é importante procurar fazer desse espaço uma área convidativa, agradável e aconchegante ao mesmo tempo que funcional para manter a casa organizada.

É um espaço que tem recebido a devida atenção da arquitetura de interiores, sendo sempre que possível incorporado nas residências e apartamentos, seja ele um cômodo separado ou acoplado ao corredor de entrada.

Mesmo que nem sempre as dimensões do hall de entrada permitam grandes produções, use a criatividade para conferir personalidade e originalidade ao seu espaço. É importante investir em uma decoração agradável, para que haja uma harmonia no ambiente e para que os visitantes e convidados se sintam bem nesse primeiro espaço.

Um dos itens mais utilizados para compor o hall de entrada é o aparador, inclusive adaptados para ambientes pequenos. Quando o aparador for um móvel apenas decorativo, você pode colocar objetos na parte inferior, como um baú, para obter melhor aproveitamento do espaço, ou até mesmo utilizar para armazenar objetos que não possuem um local definido em casa.

Foto divulgação | Eixo 11 Arquitetura

Os materiais usados para os aparadores também variam muito, podendo ser de madeira maciça ou laqueada, granito, mármore, ferro, inox, ou até usar combinações para criar um efeito diferenciado. Em um ambiente mais clássico, o aparador em madeira com cortes retos e um tampo em mármore é a escolha ideal. Para o estilo mais arrojado, a combinação entre o vidro e metal vai destacar ainda mais o seu ambiente. Não tenha medo de misturar materiais para criar um hall elegante e cheio de estilo.

Um elemento que auxilia nos pequenos espaços e traz a sensação de amplitude ao hall, é a composição com espelhos. Eles podem usados isoladamente ou acima do aparador, trazendo ainda mais charme para o ambiente. Um espelho grande e majestoso, sem dúvidas, é um belo item para agregar ainda mais valor no seu hall de entrada.

Foto divulgação | Eixo 11 Arquitetura

Foto divulgação | Eixo 11 Arquitetura

Crie uma ambientação com tapetes, vasos de flores ou plantas, que podem ficar sobre o aparador, nas paredes ou no chão. Os seat gardens também estão muito em alta. São aqueles banquinhos roliços que costumam ficar em pares embaixo do aparador. Além de decorativos, podem ser usados na sala como bancos ou como mesinhas de apoio.

Para o hall de entrada pequeno é importante também manter uma iluminação mais clara, evitando assim que o espaço pareça ser ainda menor. E também deve combinar com as cores escolhidas para ajudar na sensação de um ambiente mais amplo. As cores neutras são as mais indicadas, como o branco, bege, cinza e tons pastéis.

Foto divulgação | Eixo 11 Arquitetura

Aproveitar ao máximo um hall de entrada costuma ser um verdadeiro desafio, mas o importante é dar a devida atenção para este ambiente, já que ele é o seu cartão de visitas. Conte com a Eixo 11 Arquitetura, para criar um projeto exclusivo para você!

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram