“Jardim de Inverno – como criar esse espaço em sua residência”

Foto Divulgação

Por: Eixo 11

14/06/2022 - 09:06

O Jardim de inverno surgiu na Europa, em torno do século 17, como uma alternativa de extensão das residências para proteção de ventos e intempéries e como forma de cultivar as plantas na área externa que ficam muito sensíveis às temperaturas frias. Além de ser uma ótima opção para compor o ambiente, trazem a beleza do verde para dentro de casa e dão um aconchego especial ao lar.

Mesmo sendo indicado para regiões mais frias, está tornando-se cada vez mais comum, montar o jardim de inverno em regiões tropicais, como o Brasil. Pode ser facilmente adaptado em residências, casas de campo e até mesmo apartamentos, proporcionando um ambiente com excelente iluminação natural e purificação do espaço através do contato com a natureza.

 

Foto: divulgação

O jardim de inverno é um ambiente altamente versátil e com vários benefícios principalmente para quem sonha em ter um belo jardim, mas não tem área externa suficiente para isso. Geralmente é composto por um pergolado, deck de madeira e fechado por vidro, porém também pode ser feito com acabamento em estruturas metálicas ou concreto. Os modelos mais utilizados são encontrados na integração de ambientes como a sala de jantar, varanda fechada ou área de lazer, pois são ambientes que têm certo isolamento por janelas e que permitem uma luminosidade natural.

Ao planejar o seu jardim de inverno, é muito importante ter o acompanhamento de um bom especialista, para selecionar as plantas adequadas de acordo com as características do seu projeto arquitetônico e como é este ambiente em relação à luminosidade. Se o seu jardim será disposto em área fechada (embaixo da escada, por exemplo), é importante selecionar plantas que se dão bem com pouca exposição solar. Por exemplo: lírio da paz, clorofito, calatheas, samambaia, espada de São Jorge, soleirolia, philodendron cordatum e mini cacto. Agora, quando o jardim de inverno fica em uma área anexa à casa e sem cobertura, a gama de plantas que você pode utilizar é bem maior. Outra dica importante: embora algumas plantas sejam mais resistentes à baixa exposição solar, todas precisam de luz natural para se desenvolver bem. Evite bloqueá-la com cortinas, móveis, biombos e outros objetos.

Aconchegantes e práticos, os jardins de inverno podem ser o diferencial que você procura para a decoração da sua casa. Materiais como bambu, rochas, tijolinho maciço e madeira de demolição podem dar um charme a mais ao projeto. Se possível, use-os como revestimentos no piso e nas paredes do jardim. Aposte também nos objetos decorativos para tornar seu jardim de inverno ainda mais personalizado como pedras naturais, bancos, arandelas, correntes, fontes d’água e vasos de plantas, ganchos, suportes pendentes, floreiras diferenciadas e grades de ferro são ótimas opções para fixar plantas em vasos e levar as folhagens para diferentes níveis além do piso.

Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram